Museu Municipal segue com exposição fotográfica

Durante o mês de abril, o Museu Municipal de Itaquaquecetuba estará com as portas abertas para a população conhecer as obras de arte da Exposição Autica, do artista, fotógrafo e professor de Artes Visuais Alexandre Monteiro. A mostra estará no município até 28 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. A entrada é franca.

Autica reúne fotografias de Alexandre que tem as mãos (mais especificamente, a própria mão direita dele) como ferramenta para autorretratos. Em seu blog, ele explica que se propôs ao desafio de compartilhar aquilo que as suas mãos fazem e conseguem “ver”: “Para mim as mãos são ferramentas fundamentais para nossa evolução.”

Monteiro explica que busca instigar ou até aguçar no expectador a relação “qual é seu autorretrato?:  ”Acredito que todos temos um autorretrato que particularmente não precisa ser necessariamente o nosso rosto.”. O objetivo do projeto, diz ele,  é produzir, a cada dia, uma imagem nova, “composta, fotografada e divulgada no Facebook, durante um ano.

“Penso que, dessa forma, por um instante, consigo uma ligação com outras pessoas longe de mim, que sentem e veem o mundo de uma maneira similar a minha”, explica. Ele conta que chega a um lugar e é aquilo que o incomoda — que lhe dá uma “sensação de alegria, tristeza, reflexão, revolta ou manifestação política” — que acaba a ser o elemento cativado da ideia.

Ele também lembra que o ser humano sempre buscou algum tipo de registro de sua própria imagem: “O homem das cavernas já carimbava suas mãos nas paredes, no confronto com a efemeridade da própria vida, assim fazendo seu autorretrato”.

Na autoimagem, o artista também se conecta com a vida de seu tempo. Composição, cores, formas, modos de evidenciam diferentes atitudes e movimentos artísticos, desde as obras clássicas as rupturas modernistas: “Meu trabalho vem em cima disso que os nossos ancestrais nos deixaram. Trazendo e mostrando o aspecto físico e psicológico, representando o que capturo da expressão mais profunda de si próprio”.