A Secretaria de Segurança Urbana, por meio da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal e equipes das Secretarias de Transportes e de Saúde de Itaquaquecetuba irão participar nesta terça-feira (27) de um simulado de atendimento a emergência com envolvimento da comunidade, promovido pela Transpetro em local de faixa de dutos de combustíveis, situado no município, na Rua Riacho Grande com a Rua Anápolis, no bairro Jardim Maragogipe.

De acordo com a Defesa Civil, a ação que está prevista para iniciar às 10 horas irá consistir em uma simulação de vazamento de combustível causada por ação de terceiros sem autorização para treinamento de diferentes órgãos que estarão envolvidos para atuação em emergência e moradores da área que já foram pré-treinados e orientados.

Ainda segundo a Defesa Civil, no simulado caberá aos seus agentes coordenar o deslocamento dos moradores da área de risco para o ponto de encontro, em caso de emergências. A GCM terá o dever de proteger as equipes que estarão atuando na emergência, os moradores e suas residências durante o abandono da área. O Departamento de Trânsito da pasta de Transportes vai atuar em controlar/isolar o trânsito para proteger as equipes e moradores e a Secretaria de Saúde trabalhará no atendimento ao acidentado, disponibilizando viatura de resgate (Samu).

Também participarão do simulado a Polícia Militar, Bombeiros, Cetesb e Cruz Vermelha.

Os objetivos da ação são preparar e avaliar a comunidade próxima à faixa de dutos; integração com os órgãos públicos em situações de emergência; capacitar e exercitar os recursos humanos dos terminais; verificação de todo o processo de comunicação das partes interessadas; e exercitar a metodologia ICS – Sistema de Comando de Incidentes.

A Transpetro informou que um dos maiores riscos à segurança nas faixas de dutos é o de vazamentos, explosões e incêndios causados por ações não autorizadas de terceiros, por isso a companhia reforça constantemente o relacionamento com os moradores e esclarece sobre a importância de engajamento de todos.

Os moradores podem enviar dúvidas e sugestões ou comunicar qualquer movimentação suspeita, como atividades noturnas nas faixas, cheiro forte de combustível e presença de carros e pessoas com mangueiras e outros equipamentos. A ligação é grátis e o telefone 168 funciona 24 horas por dia, assim como o atendimento via WhatsApp pelo número (21) 999920-168.