O Projeto Parque Escola retomou suas atividades no dia 18 de fevereiro e os primeiros a desfrutarem do espaço encantador foram os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Joaquim Perpetuo.
A visitação é guiada por especialistas de Educação Física e Arte, que acompanham os estudantes em um roteiro pré-determinado. As ações ocorrem nas dependências do Parque Ecológico Mário do Canto, Centro de Itaquaquecetuba.
Os monitores recebem os alunos na entrada do Parque e os acompanham dentro do ônibus até o local da primeira atividade, colocando-os no clima de alegria e interação. No início, as crianças se posicionam em frente ao palco e os monitores realizam uma atividade de “quebra-gelo”, com músicas e movimentos ritmados. Esse primeiro momento é chamado de – acolhimento/ aquecimento. Posteriormente o grupo é dividido em pequenos subgrupos, recebem coletes de identificação por cor.
O Projeto foi totalmente repaginado para ano de 2020, novas atividades foram criadas e outras modificadas. As atividades são divididas em Estações: Esportes Radicais, Caça ao Tesouro e Escola de Trânsito. Os grupos ficam aproximadamente 40 minutos em cada Estação e só terminam quando passarem por todas as atividades. Ao final, todos se direcionam ao Casarão e recebem o lanche para o piquenique. Antes de irem embora tem o momento “volta à calma” com os músicos do projeto.
Integrando uma das ações do Núcleo de Formação Pedagógica, da Semecti, o Projeto Parque Escola foi criado em 2019, pelo secretário de Educação, Fabiano Oliveira Novais.
Segundo o Coordenador do Projeto Parque Escola, Hélcio Viriato, em 2019 o Projeto atendeu 20 mil alunos de Itaquaquecetuba. “Neste ano a proposta é atender 30 mil, primeiramente iremos atender a demanda que ainda falta, os estudantes das escolas municipais, posteriormente estendendo às escolas públicas estaduais e também particulares.”
O secretário de Educação, Fabiano Oliveira Novais, acompanhou o retorno das atividades do Projeto Parque Escola, parabenizou a equipe de profissionais. “O grupo de profissionais é capacitado para realização das atividades propostas, nossa intenção é proporcionar às crianças e adolescentes de Itaquaquecetuba um espaço para diversão, com segurança agregado ao conhecimento pedagógico”.
Mais informações, entrar em contato pelo telefone 4642-9167.
Texto e fotos : Mirian Rosiris Mendes