A Secretaria de Políticas para Mulheres iniciou os atendimentos em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta quinta-feira, dia 22, na sede da Secretaria. O objetivo é oferecer apoio às mulheres no combate à violência, sobretudo no período de pandemia, onde os números de casos aumentam.
A secretária de Políticas para Mulheres, Hadla Issa, explica que esta ação social tem o objetivo de auxiliar as mulheres que são vítimas de violência doméstica e na maioria das vezes não sabem qual é o local ideal para buscar ajuda. “Nós queremos dar um suporte para estas mulheres, por isso o apoio da OAB é importante. Aqui no atendimento, a gente descobre a necessidade e pode encaminhar para a Delegacia da Defesa da Mulher, ou para atendimento psicológico e ainda, se for o caso, para o CRAS, que é o Centro de Referência da Assistência Social.
A advogada parceira da OAB de Itaquaquecetuba, Cineide Marques, explica que a expectativa é atender a população, principalmente a feminina, nos casos em que não houver respaldo, como neste tempo de restrição ao atendimento por ocasião do Coronavírus. “A mulher chega aqui e nós damos o respaldo que ela precisa, neste tempo de pandemia, a Defensoria Pública ou outro órgão fechado a deixa sem direção, mas nós podemos ajudar”, explica Cineide.
Os atendimentos na Secretaria de Política para Mulheres acontecem a partir das 8 horas, de segunda à sexta-feira, mas a primeira ação do projeto, de forma itinerante, vai acontecer no Centro de Referência de Assistência Social, no bairro Jardim Ipê, localizado na rua Governador Ademar Pereira Barros, 222, Horto do Ipê, a rua é também conhecida como antiga rua Três, das 8 às 12 horas, do dia 27 de abril. O atendimento será realizado para as 30 primeiras mulheres que estiverem no local. Este trabalho será realizado em parceria com a Ordem do Advogado do Brasil (OAB) e uma universidade da cidade. O atendimento será gratuito.