O prefeito Dr. Mamoru Nakashima e a primeira dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Joerly Nakashima (dona Jô) participaram nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, da formatura de aproximadamente 210 munícipes que integraram o programa “São Paulo Solidário” no segundo semestre deste ano. A solenidade da entrega de certificados foi realizada no CEMI (Centro Esportivo Municipal de Itaquaquecetuba) para os alunos das oficinas de corte e costura, manicure, panificação e cabeleireiro.

Também estavam presentes na solenidade, a gestora do programa São Paulo Solidário em Itaquá, a coordenadora da Casa Aberta, Luciana Aparecida Jorge, os coordenadores de todos os CRAS do município e os instrutores das oficinas.

A solenidade contou ainda com a participação da Banda da GCM, que ficou responsável pelas homenagens feitas durante o evento e preparou um repertório especial, com canções de incentivo aos futuros empreendedores.

O São Paulo Solidário é um programa do Governo do Estado de São Paulo em parceira com a Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba (através da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social). A iniciativa visa à inclusão produtiva e melhora da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social.

As aulas de corte e costura, manicure, panificação e cabeleireiro foram realizadas nos últimos meses, na Casa Aberta, Fundo Social de Solidariedade, bem como no CRAS Caiuby e CRAS Recanto Mônica.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, o objetivo principal do programa é fazer com que a família beneficiada, consiga gerar sua renda através dos cursos de empreendedorismo e de geração de renda, e assim se emancipar financeiramente.

“A parceria é importante, pois promove a articulação entre Estado e Município e cria um diálogo intersetorial buscando contribuir para a Superação da Vulnerabilidade Social dessas famílias envolvidas no programa”.

Ao longo do ano participaram da formação oferecida programa São Paulo Solidário um total de 530 pessoas. Além da capacitação, os formandos recebem ao final do curso, todo o material necessário para tenham à oportunidade de iniciar o seu próprio negócio.

Os alunos que se formaram no primeiro semestre já foram contemplados com os kits e ferramentas de trabalho para que pudessem começar a empreender. Nas próximas semanas, o mesmo deve ocorrer com os formandos do segundo semestre de 2017 que integraram a capacitação do programa.