A Prefeitura de Itaquaquecetuba buscou e cobrou explicações junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE sobre a demora do escoamento da água pelo Rio Tietê, situação esta que tem atingindo os bairros Vilas Japão, Maria Augusta, Sônia e Jardim Fiorello, no município, neste período de chuvas intensas.
Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (12), no DAEE, localizado no Parque Ecológico do Tietê, os secretários municipais Eduardo Akira Kitakawa (Serviços Urbanos), Vania Penezi Ahmad Bakr (Segurança) e o coordenador da Defesa Civil da cidade, Anderson dos Santos Silva, questionaram sobre as comportas da Barragem da Penha e a respeito do percurso do rio, já que uma das hipóteses levantadas foi com relação aos trechos que podem estar assoreados.
“Nosso objetivo com este encontro foi o de cobrar do órgão o porquê deste novo cenário em que as águas demoram escoar, deixando assim, bairros da cidade ainda com pontos de alagamentos”, disse o secretário de Serviços Urbanos.
Na reunião ficou acertado que o DAEE deve percorrer o rio a barco, com a presença da Defesa Civil de Itaquaquecetuba nos próximos dias para analisar e descobrir possíveis pontos assoreados e/ou obstruídos, situação esta que também pode resultar na situação atual da demora do escoamento.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, um dos questionamentos colocados em pauta, foi a respeito da Barragem da Penha que tem a função de compensar no incremento nas vazões de pico da canalização do Tietê. O profissional acredita que provavelmente o problema pode não estar no fechamento das comportas da barragem, que ao todo são seis: “O nível que vemos aqui não demonstra a problemática, porém estamos em busca de respostas e soluções”.
Após a reunião com os representantes do DAEE, a equipe da Prefeitura de Itaquá já iniciou uma vistoria em dois trechos do Rio Tietê – um localizado em São Miguel Paulista e outro em Guarulhos, na divisa com São Paulo. O foco foi analisar possíveis pontos obstruídos. A equipe estava acompanhada também de agentes da Defesa Civil de Suzano que também participaram da reunião.
A secretária de Segurança, Vania, ressaltou que a equipe está empenhada e atendendo as solicitações do prefeito Dr. Mamoru Nakashima para resolver esta situação.
As informações na reunião do DAEE foram passadas pelo gerente de engenharia do órgão, Silvio Giudece.