A partir do dia 4 de maio, segunda-feira, para entrar em supermercados, farmácias, enfrentar filas de banco e lotéricas ou mesmo utilizar o transporte público será necessário utilizar máscaras em Itaquaquecetuba. A determinação foi assinada via decreto pelo prefeito Dr. Mamoru Nakashima, nesta quinta-feira, dia 30 de abril.
Com a decisão, passa a ser responsabilidade do comerciante e empresário garantir que em seus estabelecimentos não haja a circulação de pessoas sem máscara de proteção. Os que descumprirem poderão ser fechados pelo Departamento de Fiscalização e Posturas.
A medida também se estende ao transporte público, tanto para acessar as três estações das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), como para circular nos ônibus do município será necessário o uso de máscaras.
O documento ressalta que em todos os comércios e serviços essenciais que funcionam na municipalidade seja disponibilizado, de preferência na entrada, álcool gel, para que o cidadão possa higienizar as mãos. Vale reforçar que todos os estabelecimentos que estejam abertos no município devem cumprir esta determinação a partir da próxima semana.
Além disso, conforme orienta o decreto “compete aos proprietários das empresas e prestadores de serviços, alertar seus clientes quanto ao atendimento das medidas de distanciamento social estabelecidas pelo Ministério da Saúde, evitando-se filas e mantendo a constante fiscalização sob pena de aplicação de penalidades pelo Departamento de Fiscalização Municipal, ficando ainda responsáveis por eventuais filas e aglomerações nas calçadas enquanto aguardam a entrada no estabelecimento”.
De acordo com poder público, a obrigatoriedade se fez necessária devido ao volume de pessoas que ainda estão nas ruas ou que de fato precisam sair de suas casas, se colocando em risco e colocando os demais também em razão da pandemia de COVID-19, vírus altamente contagioso, que já afetou centenas de pessoas de Itaquaquecetuba e levou a óbito mais de vinte munícipes da cidade.