O prefeito de Itaquaquecetuba Mamoru Nakashima e a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Joerly Nakashima estiveram no sábado (26 de agosto), na Casa Aberta, para realizar a entrega oficial do primeiro kit de jardinagem para os recém-formados do programa “São Paulo Solidário”. O projeto incentiva a qualificação profissional através da oferta de cursos de geração de renda e empreendedorismo. Ao final da capacitação é feita a distribuição de todo o material necessário para que os beneficiários contemplados com a iniciativa tenham a oportunidade de iniciar o seu próprio negócio.

Ao todo serão entregues ainda essa semana 24 kits de jardinagem contendo aparador de grama elétrico; tesoura para grama; roçadeira lateral; soprador e aspirador de folhas; carrinho de mão; mangueira de 25 metros; material de proteção facial e auditiva para jardineiro; pá de bico com cabo; protetor de roçagem flexível;  bolsa de ferragens de jardim (tipo pochete); enxada estreita; par de luvas; vassoura metálica para grama; anchinho metálico; escardilho com cabo; garfinho com abo; garfo 4 dentes para afofar terra; pazinhas largas com cabo e tesoura de poda.

O programa “São Paulo Solidário” faz parte de uma parceria da Prefeitura de Itaquaquecetuba – por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico – com o governo do Estado, que visa superar a extrema pobreza e promover mobilidade social.

“Nosso objetivo é fazer com que a família beneficiada, consiga gerar sua renda através dos cursos de empreendedorismo e de geração de renda, e assim se emancipar financeiramente. Além disso, essa nossa parceria com o Estado é muito importante, por contribuir para a superação da vulnerabilidade social das famílias envolvidas no programa”, explica a secretária Joerly.

O prefeito Dr. Mamoru ressaltou a importância do programa “São Paulo Solidário”. “Essa parceria vai beneficiar muitas famílias. Nosso desejo é que todas façam bom uso desses materiais e utilizem para gerar renda”, disse o gestor municipal.

A proposta é que com o material em mãos, os novos jardineiros já possam colocar em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula, uma vez que o kit todo programa “São Paulo Solidário” inclui todas as ferramentas necessárias para isso.

No inicio do mês, um total de 294 pessoas que concluíram a capacitação no primeiro semestre receberam os kits de cabeleireiro, panificação, manicure, bem como de corte e costura do programa “São Paulo Solidário”. As entregas foram realizadas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social participaram da capacitação e foram beneficiados os alunos selecionados para o programa que atingiram 75% de frequência e foram aprovados na avaliação técnica.

A gestora municipal do programa Luiza Xavier explicou que apesar de ainda ter alunos em curso que receberão os kits neste segundo semestre (se atenderem todos os critérios do programa), não é possível inserir novas famílias ou participantes em nenhum dos cursos do São Paulo Solidário no município, uma vez que os beneficiários que já concluíram a capacitação e receberam os kits, assim como os que ainda estão em aula, foram selecionados pelo Governo do Estado, a partir dos dados de vulnerabilidade social disponíveis no Cadastro Único (CadÚnico), em que as famílias em situação de extrema pobreza do de Itaquá estão cadastradas.