Representantes da Prefeitura de Itaquaquecetuba e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Regional do Alto Tietê) se reuniram essa semana com o objetivo de discutir a implantação do Programa de Uso Racional da Água nas escolas do município. O encontro foi realizado na própria Sabesb, na cidade de Suzano.

Na oportunidade estava presente, a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), Verônica Cosmo Barbosa, representando o prefeito Dr. Mamoru Nakashima; o vereador Celso Reis; o gerente da Unidade de Gerenciamento Regional do Alto Tietê, Eduardo Camargo Afonso; o gerente da Sabesp, Zemecildo Mendes; bem como Magali Bitencourt e Carolina Queiroz dos Santos, técnicas da Sabesp.

De acordo com a Secretaria de Educação, o encontro serviu para o município conhecer o Programa de Uso Racional de Água (PURA) visando efetuar uma parceria com a Sabesp para a implementação do programa nas unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino.

Durante a apresentação do Programa, a técnica Magali Bitencourt, encarregada na Sabesp, fez uma explanação sobre o funcionamento da ação de forma detalhada e destacou que o PURA tem o objetivo de aprimorar o gasto de água nos equipamentos onde o Programa é implantado por meio de ações tecnológicas e medidas de conscientização dos alunos, professores e funcionários da escola, pais e comunidade.

A ação possui três pilares: Leis e Normas, Educacionais e Culturais e Tecnologia. O programa é desenvolvido em três fases, que abrangem a modernização do sistema hidráulico, após visita de um técnico da Sabesp que efetuará uma vistoria detectando todos os problemas (por exemplo, algum vazamento) e efetuando o diagnóstico; a promoção de cursos e campanhas de conscientização, no caso das escolas, direcionada à equipe gestora, funcionários de limpeza e cozinha das escolas, professores (momento em que é efetuado o plano de ação da equipe para a correção das falhas) e a instalação de um sistema online de consumo, que monitora qualquer consumo acima da média da escola. A vantagem é que a unidade escolar que conseguir atingir a meta de redução, a Sabesp dará um bônus de 25% de abatimento na conta.

Após esse o momento, o gerente da Sabesp se colocou a disposição do município para a implantação do PURA. “Podemos agendar uma reunião nos próximos dias para alinharmos a parceria e efetuarmos o contrato, mediante a solicitação por meio de ofício”, falou o gerente.

A secretária de Educação agradeceu a equipe da Sabesp por ter recebido o grupo de Itaquaquecetuba e destacou o apoio que a pasta da Educação sempre tem recebido do vereador Celso Reis bem como de todo o Legislativo e do prefeito Dr. Mamoru Nakashima.

“Precisamos colocar em prática esta ação tão importante tanto para a redução de consumo da água nas escolas como para efetuar um trabalho de conscientização ambiental em nossos alunos e comunidade escolar, sobretudo neste mês que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente,” explicou Verônica.