A Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Itaquaquecetuba alerta a população que os próximos meses serão de estiagem e o ideal é que ocorra economia de água em todo o Estado de São Paulo. A previsão climática indica que os próximos meses serão de pouco volume de chuva na maior parte da bacia do rio Paraná. A análise abrange os anos de 2021/2022.

A campanha é aderida pelo município depois que o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), do governo federal, emitiu o alerta de Emergência Hídrica associado à escassez de precipitação para a região hidrográfica da Bacia do Paraná que, entre outros estados, abrange São Paulo para o período de Junho a Setembro de 2021. O SNM é o sistema de atuação conjunta de instituições federais para o aprimoramento do monitoramento e elaboração de previsões de eventos meteorológicos extremos, pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Itaquaquecetuba é abastecida pelo SPAT – Sistema Produtor Alto Tietê, que é um conjunto de cinco reservatórios, localizados entre Suzano e Salesópolis. O objetivo é o aproveitamento múltiplo de recursos hídricos, com ênfase para o controle de enchentes, abastecimento público, irrigação, diluição de esgotos e lazer.  A Sabesp faz a captação da água no reservatório da represa de Taiaçupeba e após o tratamento, distribui para a cidade.

O secretário da pasta, João Carlos Navarro, explica que o mais indicado é tornar comum o uso racional da água, ainda que em tempos chuvosos. “É importante que a conscientização ocorra em todo o tempo, com banhos mais rápidos, torneira fechadas ao escovar os dentes, sem contar no desperdício com outras tarefas. Se houver economia hoje, amanhã não faltará água”, explica.