A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, implantou dois novos cursos – Oficina de Fibra de Bananeira e Muay Thai no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Quinta da Boa Vista. Tanto a primeira oficina, quanto as aulas de arte marcial são voltadas para os beneficiários do Bolsa Família, mas também para pessoas da comunidade e adjacências.

Segundo a coordenação do CRAS Quinta da Boa Vista, os interessados ainda podem se inscrever e devem procurar o espaço de assistência social localizado na Estrada de São Bento, 1.691, bairro Quinta da Boa Vista, às segundas-feiras. Para a inscrição é preciso apresentar um documento de identificação, como o RG, e ter idade a partir de 16 anos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Sobre a Oficina de Fibra de Bananeira, ela tem sido implantada pela Secretaria de Desenvolvimento Social nos CRAS da cidade e até mesmo pelo Fundo Social de Solidariedade em seus polos. Conforme explicou a chefe da pasta e também presidente do Fundo, Joerly Nakashima, a dona Jô, este tipo de curso é uma novidade que vem para agregar ainda mais e beneficiar a população, com foco na geração de renda. “Com a fibra extraída da bananeira é possível utilizá-la para a confecção de artesanatos e até mesmo bijuterias. Diferentes e bonitas peças, como esteiras, cestas, entre outros podem surgir desta técnica que é ensinada nas oficinas ofertadas aos munícipes”, enfatizou.

Em relação ao Muay Thai, as aulas acontecem às segundas-feiras, às 9 horas, assim como a de Fibra de Bananeira. De acordo com a coordenação do CRAS, ambos foram implantados este mês, porém mesmo com o início das aulas, ainda é possível se inscrever. Cada aula tem a duração de 1 hora/dia.