Para debater a violência doméstica e familiar, a Prefeitura de Itaquaquetuba (por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres) lançou essa semana à campanha “Agosto Lilás”, com o objetivo de discutir o tema e combater este problema que ainda é uma realidade no município. Palestras com orientações sobre o assunto pautarão a programação deste mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
“Nosso objetivo é levantar a bandeira do ‘Agosto Lilás’ para divulgar a Lei Maria da Penha e combater a violência contra a mulher. Com a campanha buscamos aprimorar o trabalho dos servidores neste assunto, aproximar a comunidade e debater esse tema com toda a sociedade”, explicou a secretária adjunta de Políticas para Mulheres, Simone Soares.
Na quarta-feira (16 de agosto) as atividades tiveram início na USF Jardim Miray. A programação se estenderá até o final do mês, com ações na UBS Josely (22/08), na UBS Marengo (23/08), no CRAS Vila Bartira (24/08), na UBS Recanto Mônica (25/08), na USF Piratininga (28/08) e no CRAS Caiuby (29/08). O encerramento da campanha será no dia 31 no Itaquá Garden Shopping, com palestras, atividades sociais, apresentações culturais e serviços de beleza gratuitos. O horário será definido nos próximos dias.
A Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba vem investindo na reestruturação dos serviços para oferecer um atendimento mais humanizado e ágil para os casos de violência doméstica. No último dia 7, data em que foi celebrado os 11 anos da Lei Maria da Penha, a gestão municipal entregou a nova sede da pasta que além de espaços amplos, agora conta com uma “Sala Rosa” para atender de forma mais privativa os casos de violência. Na mesma data foi lançada a campanha municipal “Agosto Lilás”, que propagará nas mídias virtuais o tema #agostolilas #mariadapenha11anos.
O lançamento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito Dr. Mamoru Nakashima e a primeira dama e secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima.
AGOSTO LILÁS Criada há três anos no Brasil, a campanha “Agosto Lilás” tem como foco chamar atenção sobre a violência contra a mulher e a importância de denunciar o agressor.
PROGRAMAÇÃO – CAMPANHA AGOSTO LILÁS
Dia 22/08 – 14h
UBS Josely (Rua Floresta, número 43 – Jardim Josely)
Dia 23/08 – 9h
UBS Marengo (Av. Gonçalves Dias, número 1805 – Parque Marengo)
Dia 24/08 – 9h
CRAS Vila Bartira (Av. Eldorado, número 2525 – Manoel Feio)
Dia 25/08 – 10h
UBS Recanto Mônica (Rua Mobuca, número 176 – Recanto Mônica)
Dia 28/08 – 13h30
USF Piratininga (Rua Teófilo Braga, número 147 – Parque Piratininga)
Dia 29/08 – 9h
CRAS Caiuby (Rua Ribeirão Preto, número 09 – Jardim Caiuby