A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem realizado um trabalho de oferecer capacitação aos servidores municipais, com foco na melhoria do atendimento prestado à população e também do ambiente de trabalho.

Este tipo de trabalho acontece através de palestras ministradas aos funcionários e assuntos como atendimento ao público, qualidade de vida, empatia, respeito interno, organização das informações e canais de comunicação das Secretarias são tratados.

De acordo com o palestrante Ednilson Rodrigues que é facilitador do programa Time do Emprego, da pasta de Desenvolvimento Econômico, esta ação já vem sendo feita há quatro anos e somente no ano passado, cerca de 2 mil funcionários passaram pela capacitação. Ele também explicou que a cada ano as temáticas mudam conforme ainda a necessidade apresentada pelo setor.

Os funcionários que participam da capacitação recebem certificação pela Comissão Municipal de Emprego, sendo que esta comissão tem como objetivo a qualificação do servidor público e da população.

Atualmente, o trabalho tem sido realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Itaquá aos funcionários deste equipamento, e também estão participando  funcionários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop, do Acolhimento Institucional para pessoas em situação de rua – Clube Mãe Acolhedor (CMAC), e ainda alguns funcionários da Fundação Casa, unidade de Itaquá, totalizando 15 profissionais participantes.

Na palestra ministrada na manhã desta sexta-feira (19/10), no Creas, foi falado sobre como estabelecer uma comunicação de forma mais eficiente para melhorar o atendimento com o público com duração de duas horas. Este foi o terceiro encontro de um total de cinco, sendo que nas capacitações anteriores os assuntos foram sobre Programação Neurolinguística (PNL) na educação e aprendizagem e sobre inteligência emocional.

Segundo o palestrante, nos próximos e últimos dois encontros serão trabalhados técnicas de ancoragem que mostrará as formas em estabelecer uma conversa com alguém o mantendo sempre calmo, mesmo em momentos de fobia e ainda em relação às técnicas de relaxamento para serem utilizadas em soluções de problemas.

A capacitação é feita sempre mediante a solicitação das Secretarias ou departamentos.