Foi realizado nos dias 15 e 19 de junho, o Fórum Municipal de Educação/2018, pela Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti). O primeiro evento foi realizado no período da tarde e o segundo no período da manhã, ambos concretizados no auditório da Semecti.
Participaram da ação a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos, professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil, creches subvencionadas e escolas particulares.
A abertura geral dos eventos foi realizada pela secretária municipal de Educação, seguida de apresentação dos músicos da Orquestra de Itaquaquecetuba.
Segundo a diretora do departamento de Coordenadoria Pedagógica, Eliana Silva, o ‘Fórum Municipal de Educação: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes educacionais do currículo Municipal’, teve como objetivo oferecer reflexões que possam subsidiar aspectos técnicos e metodológicos no processo de adequação curricular de acordo com as orientações do Ministério da Educação, instrumentalizando gestores, técnicos da secretaria e professores para condução do processo de reorganização curricular nas escolas, garantindo aos estudantes o direito de aprender o que por base é fundamental.
Partindo do pressuposto de que a BNCC não é currículo, e sim um instrumento norteador dos direitos de aprendizagem comum a todos, no ano de 2016, a Educação Municipal de Itaquaquecetuba organizou discussões e estudos em grupo, formando a comissão com profissionais da Educação Infantil, Ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos, a fim de reorganizar o Currículo Municipal.
Durante os dois dias de encontro foi abordado a Trajetória do Currículo Municipal em consonância com a implementação da Base Nacional Comum Curricular, respaldados em uma filosofia de educação construída por todos e para todos e nesta trajetória a Secretaria da Educação de Itaquaquecetuba trilha o mesmo caminho.
Os parâmetros definidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são políticas do Estado desde a Constituição Nacional de 1988, passando pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelo Plano Nacional de Educação e, de certa forma, precedida há duas décadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Nos eventos foram realizadas palestras abordando a implementação da BNCC e as mudanças educacionais que isto proporcionará para Educação no país.
Para a secretária de Educação, Verônica Cosmo, a ação possibilitou esclarecimentos sobre alguns pontos específicos da Base Nacional Comum Curricular como campos de experiências e as dez competências norteadores para a construção dos currículos locais. “Essa foi a primeira atividade do ano de 2018, que continuará no segundo semestre em abordagens de revisão e finalização da reformulação da Proposta Curricular Municipal de Itaquaquecetuba,” finalizou a profissional.