A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) realizou na quinta-feira (25 de maio) o 1º Encontro de Formação Pedagógica do Programa Novo Mais Educação. O objetivo da ação foi conhecer os articuladores do programa na escola, bem como orientar as ações pedagógicas ao longo do ano. O evento foi realizado no auditório da Semecti e participaram as 27 escolas de ensino fundamental contempladas com o programa.

O encontro teve início com uma dança circular e na sequencia uma dinâmica onde os participantes foram convidados a se colocarem no “lugar do outro”, dando soluções para os problemas pessoais apontados. Na sequencia professora Sandra Ventola, direcionou o encontro realizando explanações sobre o programa. Ao final todos foram convidados para explorar os materiais (jogos) a fim de auxiliar no processo de ensino aprendizagem.

O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/16, é uma estratégia de Ministério da Educação para melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.

O Programa Novo Mais Educação tem como objetivos: I – alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças, por meio de acompanhamento pedagógico específico; ll – redução do abandono, da reprovação, da idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar; III – Melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais; IV – ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

De acordo com a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, o Programa Mais Educação já acontece no município. “Esse trabalho tem feito a diferença, no sentido de auxiliar as crianças que possuem déficit de aprendizagem por meio de ações diferenciadas da sala de aula, composta por oficinas de várias modalidades, visando reforçar o aprendizado nas áreas do conhecimento que cada criança possui dificuldade,” esclareceu a titular da pasta.