Durante os dias de folia do Carnaval (24 à 28 de fevereiro), a Prefeitura de Itaquaquecetuba vai reforçar a distribuição de preservativos da campanha “Mulheres contra Aids” no município. A ação que já está na quarta edição consiste na distribuição gratuita, e em grande escala de “camisinhas” masculinas e femininas por meio de um display colocado em pontos estratégicos da cidade.
A campanha é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – através da Vigilância Epidemiológica, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Assistência Especializado em HIV/DST/AIDS-, e que visa à prevenção e o combate a doenças sexualmente transmissíveis.
De acordo com a secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima, a campanha “Mulheres contra Aids” se trata de uma nova estratégia da gestão municipal comandada pelo prefeito Dr. Mamoru Nakashima para ofertar proteção para homens e mulheres fora dos serviços de saúde. Além disso, a escolha do tema está relacionada à importância da mulher no enfrentamento de todas as DSTs.
“A quarta edição da campanha foi lançada no último dia 30 de janeiro. Até a sexta-feira (10 de fevereiro) mais de 15 mil preservativos foram distribuídos na estação do Aracaré, onde vamos deixar o display até o dia 20”, relatou a secretária da pasta, que também acumula os cargos de presidente do Fundo Social de Solidariedade e secretária de Desenvolvimento Social.
Ainda de acordo com Joerly, graças à parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), depois da estação Aracaré, o dispositivo com os preservativos será levado para a estação de Itaquaquecetuba, onde deve permanecer do dia 20 de fevereiro até o dia 13 de março.
“Estamos abastecendo o display com frequência e ampliaremos a distribuição nos dias da folia de Carnaval. Nossa intenção é garantir que os homens e as mulheres da nossa cidade possam aproveitar essa tradicional festa brasileira se prevenindo do risco de ser contaminado por alguma doença sexualmente transmissível”, afirmou a secretária.
Depois do dia 13 de março, o display seguirá para a Estação Manoel Feio e ficará no local até o dia 4 de abril.
Dados do Ministério da Saúde revelam que em 1987, quando começou a pesquisa com mulheres, a proporção era de 14 homens para uma mulher com AIDS. Hoje a cada dois homens, uma mulher é infectada.