O prefeito Dr. Mamoru Nakashima assinou nesta sexta-feira, 20, um decreto com novas determinações e recomendações visando à prevenção ao Covid-19 (Coronavírus) em Itaquaquecetuba, seguindo orientações dos governos Estadual e Federal.

Este documento define as medidas administrativas no âmbito da administração pública direta e indireta para evitar a propagação do vírus na cidade, desta forma, fica suspenso o atendimento ao público em todas as repartições, menos nos locais de atendimentos emergenciais, como saúde, segurança e outros, no período de 23 a 31 de março.

Fica determinada a suspensão por 30 dias de eventos de qualquer natureza que exijam licença da Prefeitura, eventos esportivos, culturais, aulas, cursos e atividades com aglomeração de pessoas.

A administração recomenda que todos eventos públicos, privados, de caráter cultural, esportivo e religioso, onde possa ocorrer aglomeração de pessoas sejam suspensos.

Também é recomendável o fechamento temporário de bares, restaurantes, lounges e tabacarias, para se evitar o ajuntamento de pessoas.

Os condomínios e loteamentos fechados também estão sendo orientados a cancelar todas as atividades e vedar o acesso as áreas comuns, como, salão de festas, playgrounds, piscinas e churrasqueiras.

Em relação ao transporte público o decreto orienta que a população só use em caso de extrema necessidade e cobra da empresa concessionária a higienização completa dos veículos.

Os comerciantes e empresários também estão recebendo recomendações para que adotem o regime de trabalho remoto ou plantões para reduzir o fluxo e a aglomeração de trabalhadores.

A suspensão das aulas, que já acontece na rede municipal de ensino, também é recomendada a rede particular.

Todas as ações previstas serão monitoradas e reavaliadas se necessário caso a situação em relação ao Coronavírus mude.

O prefeito Mamoru fez um apelo à população para que adote o isolamento como forma de combater a proliferação do vírus.

“É importante que as pessoas se conscientizem da gravidade do problema, que fiquem em suas casas, que cuidem dos seus idosos, só assim iremos vencer essa batalha”, disse.