Dança, prestação de serviço e entrega de brindes movimentaram a cidade de Itaquaquecetuba na última quinta-feira (21) durante o evento da campanha Outubro Rosa. A ação ocorreu na Praça Padre João Álvares e foi encabeçada pela Secretaria de Políticas para Mulheres em parceria com as secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Cultura, Fundo Social de Solidariedade, empresas privadas e o Hospital Santa Marcelina.

Durante todo o dia, quem passou pela praça teve acesso a serviços de saúde como papanicolau, tanto o agendamento como a chance de realizar o procedimento na hora, agendamento de mamografia, testes de Covid-19, sífilis, HIV, orientação nutricional e familiar, aferição de pressão e glicemia. Ao todo, 964 atendimentos de saúde foram realizados. Também foram disponibilizados cortes de cabelo, esmaltação, maquiagem, doação de lenços para mulheres com câncer e houve distribuição de álcool em gel, pipoca e algodão doce.

Hadla Issa, secretária de Políticas para Mulheres, disse que apesar do foco no mês de outubro ser o câncer de mama, as mulheres devem buscar a prevenção o ano todo. “Nós, mulheres, precisamos passar, anualmente, pelo menos em uma consulta de rotina e fazer exames de papanicolau, mamografia ou ultrassom das mamas. Isso é fundamental para descobrir o câncer de mama e até outros problemas de saúde. O cuidado é essencial.”

O encerramento foi marcado por um bate papo com o médico do Hospital Santa Marcelina, Edgard Hotta, que falou sobre a importância dos cuidados relacionados à Covid-19 e a prevenção contra o câncer de mama. “Estamos em pandemia e por isso muitas ações foram adiadas, mas a prevenção e o cuidado precisam ser mantidos”, disse. “O autoexame também é fundamental porque quanto antes o câncer for descoberto, mais eficiente será o tratamento”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.