Representantes da Prefeitura de Itaquaquecetuba, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e Sistran, empresa responsável pela elaboração do projeto se reuniram nesta quarta-feira, 29, para traçar o cronograma de reformas das estações Aracaré e Manoel Feio.
Durante o encontro, o assessor executivo da CPTM Renato Penna, detalhou as ações que serão realizadas e disse que a parte burocrática deve ser resolvida até o final deste ano e as obras estão com previsão de inicio no segundo semestre de 2019.
O diretor da Sistran, Cláudio Macedo, disse que durante as obras a Estação Manoel Feio não deixará de operar, diferentemente da Estação Aracaré que será atendida pelo sistema Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) de ônibus, já que a estação será praticamente toda demolida.
Já o secretário de Obras, Roberto Kimura, afirmou que os serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura serão voltados a acessibilidade, conforto e segurança da população.
Tanto no Manoel Feio quanto no Aracaré serão realizadas intervenções para melhorar o acesso de pessoas portadoras de necessidade especiais, correção das plataformas, que hoje são desniveladas e possuem degraus que dificultam o embarque e o desembarque de passageiros, passarelas com rampas, nova cobertura, elevadores, entre outras adaptações.
Por parte da Prefeitura serão realizadas obras de melhorias nas vias de acesso às estações.
A melhoria das estações de trem tem sido um pedido constante do prefeito Dr. Mamoru Nakashima ao Governo do Estado e se mostrou satisfeito com os projetos apresentados e que agora irá cobrar do Governo do Estado a reforma da estação de Itaquaquecetuba.
“Estou contente, desde 2013 tenho cobrado do Governo do Estado essas melhorias nas estações e finalmente conhecemos a empresa que foi contratada para realizar os serviços, agora é continuar trabalhando e pedindo ao governador que nos ajude também com a estação de Itaquaquecetuba”, disse o prefeito.