A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, reiniciou nesta semana o projeto Crescendo e Sorrindo, cujo objetivo é promover a saúde bucal das crianças, além de ensinar os pequeninos a escovar corretamente os dentes. A exemplo do ano passado, o público-alvo são as turmas de Educação Infantil VI, cuja faixa etária é dos cinco aos seis anos.
A primeira escola atendida foi a EM Nicolino Faustino de Souza, na Vila São Carlos. As crianças assistiram uma palestra, mostrando de forma lúdica o que são cáries, como evitá-las e ensinando a fazer a escovação corretamente. Em seguida, elas aplicaram a teoria escovando os dentes com a supervisão das dentistas da Secretaria da Saúde. No final, todas passaram por uma avaliação, que apontou os alunos que tem ou não há necessidade de tratamento odontológico.
De acordo com a dentista Luciana Kunyoshi Modolo, as crianças podem receber três classificações: verde, quando não tem cáries; amarelo, quando tem cáries, mas o tratamento não é urgente; e vermelho, quando a criança precisa passar no dentista com urgência para receber o tratamento.
“Nos casos amarelos e vermelhos, os pais recebem o encaminhamento para procurarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima no prazo máximo de três semanas. Fazendo isso, não há necessidade de aguardar a vaga aparecer, porque o tratamento das crianças está garantido”, explicou Luciana.
Ainda de acordo com a profissional, a realização do projeto nessa fase da criança é muito importante porque elas estão em uma fase crítica do desenvolvimento da dentição: “É quando se inicia a esfoliação dentária, que é a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Nessa fase é fundamental que elas comecem a entender a importância da escovação correta e da prevenção das cáries”.
Resultados Em 2016, o Projeto Crescendo e Sorrindo atingiu as 44 escolas que possuem Educação Infantil VI (3.761 alunos). Participaram da palestra e da escovação supervisionada 2.820 alunos, aplicaram flúor 1.593 crianças (esta ação depende de autorização dos pais), e foram efetuados 783 encaminhamentos às Unidades Básica de Saúde. Durante as avaliações, um total de 1.307 crianças não apresentaram dentes cariados.
O projeto também atendeu 40 escolas que possuíam o segmento 1º ano (3.970 alunos). Participaram da palestra e da escovação supervisionada 2.843 alunos, aplicaram flúor 1.963, foi efetuado 1.331 encaminhamentos às Unidades Básicas de Saúde. E, 1.382 crianças não apresentaram dentes cariados.