O Procon de Itaquaquecetuba recebeu 898 reclamações em 2021 de consumidores que entraram em contato com 331 empresas e não obtiveram o resultado esperado. O banco Bradesco está no topo das queixas, seguido pelo banco Itaú e pela empresa de energia EDP.
“As principais queixas estão entre serviços até empréstimos consignados sem a anuência dos consumidores e valores altos nas contas de iluminação”, contou o diretor do Procon, Heitor Bera.
A quarta mais reclamada é a empresa Via Varejo, seguida pela app de social commerce Facily, a empresa de telefonia Tim e os bancos Pan, Ficsa, Santander e BMG. As queixas são registradas e as empresas são acionadas para resolver a pendência ou o problema apresentado pelo consumidor quanto ao serviço ou produto.
“O consumidor vem até o Procon para registrar a reclamação e se não houver qualquer conciliação entre ele e a empresa, nós, enquanto representantes do cliente, notificamos a empresa e damos prazo para a apresentação da solução”, explicou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou a importância da população procurar os seus direitos. “É importante que o consumidor saiba que existe um local onde recorrer nos casos em que ele se sente lesado. O Procon está pronto para ajudar e orientar”, acrescentou.
O Procon funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na rua Dom Thomaz Frey, 89 – centro. Também é possível entrar em contato pelo e-mail proconitaqua@gmail.com ou pelo telefone (11) 4642-2005.