A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), por meio do Departamento de Educação Especial, realizou nas dependências do órgão publico, mais uma Formação Continuada para os professores de Educação Especial.
Esta ação que aconteceu na sexta-feira (21/09) é feita mensalmente, às vezes até mais de uma vez ao mês. O objetivo é trazer para o debate e reflexão temas sobre as várias deficiências e a prática docente.
O tema trabalhado com os profissionais na referida formação foi ‘Oficina de Deficiência Auditiva’, no entanto em todas as formações, às duas horas iniciais é dedicado ao trabalho de Libras visando qualificar os professores da Educação Especial para atenderem de uma melhor forma a demanda de alunos deficientes auditivos do Sistema Municipal de Ensino.
De acordo com a professora de Libras Eliete Carvalho, a Semecti por meio do Programa Colibri vem atendendo a população da cidade e servidores municipais no curso de LIBRAS: “A ação tem como intuito fornecer aquisição do vocabulário básico em LIBRAS, fazendo-os compreender as particularidades culturais e linguísticas e fortalecer as habilidades comunicativas que contribuem para a inclusão da pessoa surda na sociedade”.
A professora explicou ainda que atualmente o curso de LIBRAS é dividido em três módulos e neste ano 21 alunos concluíram todas as etapas, totalizando uma carga horária de 180 horas. Há três turmas em andamento no curso, com 67 alunos em processo de formação, distribuídos em primeiro módulo (duas turmas) e terceiro módulo (uma turma).
Segundo o Departamento de Educação Especial, este ano em parceria com a fonoaudióloga Amanda Gonçalves Pena Pastor, foram criados projetos novos, cujo foco foi agregar junto ao Programa Colibri ampliação da ação. Assim sendo, no mês de maio de 2018, iniciou-se o Projeto Bilíngue, tendo como objetivo principal fortalecer a comunicação entre surdos e ouvintes, ampliando o vocabulário oral e em LIBRAS.
Iniciado na EMEB Vila Zeferina, numa sala da Educação Infantil, o Projeto Bilíngue é desenvolvido por meio de conteúdo pedagógico adaptado para os 25 alunos da sala, sendo um deles surdo. Todos recebem semanalmente estímulos auditivos, de linguagem oral e LIBRAS.
Visando estimular uma melhor comunicação das famílias com os filhos, em agosto de 2018 também teve início o Projeto União de Línguas, ação que contempla a participação de 21 munícipes, entre alunos deficientes auditivos e familiares. A ação caracteriza-se pelo encontro semanal, dos sujeitos envolvidos, na Semecti para discutirem sobre a deficiência, receberem orientações especificas e aprender LIBRAS.
Atualmente estão matriculados no Sistema Municipal de Ensino, 16 alunos com deficiência auditiva, entre os segmentos Creche (0-3 anos) aos alunos do 5ª ano.
Para a secretária Adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a formação continuada para os professores, além de cumprir o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em vigor, a ação se faz necessária, uma vez que diariamente há novidades e tudo se transforma. Já a secretária de Educação, profª Jane Moura Santos, parabenizou toda a equipe de profissionais do Departamento de Educação Especial pela realização da ação: “Todas as formas de capacitação profissional, só tendem a agregar na construção profissional de cada professor,” concluiu Jane.