A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), por meio dos Departamentos de Coordenadoria Pedagógica e Supervisão Escolar realizou a primeira Formação Continuada do segundo semestre para os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sistema Municipal de Ensino.
A ação foi desenvolvida no auditório da Semecti, no período de 20 a 22 de agosto e participaram da capacitação 19 professores.
Os referidos encontros foram ministrados pela professora Kelly Priscila Tavares, técnica do Departamento de Coordenadoria Pedagógica e pelo supervisor escolar José Rosa Martins, ambos responsáveis pelo acompanhamento da EJA no município.
Segundo a professora Kelly, a ação teve o objetivo de refletir sobre as diretrizes e adaptações curriculares para esta modalidade de ensino. Além disso, José Rosa explicou que também foi realizado estudos sobre o Regimento Comum das escolas municipais, sobretudo nas normativas que dizem respeito à EJA.
Para a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a ação foi bastante proveitosa e se fez necessária. “A EJA é uma modalidade de ensino diferenciada e se constitui por um contexto histórico de lutas pela conquista dos direitos de todos os jovens e adultos que necessitam regularizar e concluir a sua situação escolar e hoje, a EJA é garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), deste modo, a formação continuada para os professores é de extrema importância para o bom desempenho dos profissionais que atendem a esta demanda,” concluiu Verônica.
Convergindo com esta reflexão a secretária de Educação Jane Moura Santos, disse que o docente que leciona para EJA tem papel fundamental para o desenvolvimento desses alunos: “Na medida em que é o principal responsável por apresentar aos discentes novas possibilidades, assim sendo, compreendo que a qualificação desses professores resulta em impactos que não se restringem somente ao seu trabalho como também refletem no contexto da instituição e da comunidade objetivando a melhoria do ensino-aprendizagem para estes alunos, portanto a relevância desta ação”.
NOVA CLASSE
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), informou que foi ampliado neste segundo semestre o número de vagas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período matutino, da Escola Municipal Ambiental (EMA) “Nelson Barreto”, em 29 vagas, isto é, mais uma classe, com o intuito de erradicar o analfabetismo.
As matrículas deste semestre foram encerradas e os interessados em estudar na referida unidade já poderão fazer sua “inscrição antecipada” nas dependências da EMA, que está localizada no Parque Ecológico Municipal ‘Mário do Canto’, que fica na Rua Cabrália Paulista, 100, no bairro Estação, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.