A secretaria municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), realizou nesta quinta-feira (2) dois encontros de Formação Continuada para os Especialistas em Artes e Educação Física. A ação foi organizada pelo Departamento de Coordenadoria Pedagógica e teve como objetivo elaborar o documento para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os professores especialistas em Artes e Educação Física.

Segundo o formador e especialista em Educação Física, professor Hélcio Viriato, no encontro foram discutidos os objetivos que norteiam a conteúdo programático do ensino de primeiro a quinto ano do Ensino Fundamental, nas duas áreas: “O intuito foi trabalhar as questões dos conteúdos e das ações da proposta municipal, visando planejar a referida reorganização da proposta para a BNCC”.

Durante o evento foram montadas duas comissões de representantes, uma composta pelos professores especialistas em Arte e a outra com os professores especialistas em Educação Física. Esses grupos vão analisar os temas abordados pelos professores e montar os conteúdos das ações para encaminhar o documento do Sistema Municipal de Ensino para a Proposta da BNCC.

Segundo a secretária municipal de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, além de atender as leis vigentes das políticas públicas de educação, “a formação valoriza os profissionais tanto do ensino regular, como os especialistas, ao propor um debate democrático em torno dos conteúdos e das ações a serem encaminhadas a BNCC”.

O que é? O BNCC é um documento que visa nortear o que é ensinado nas escolas da rede pública e privada de todo o Brasil, englobando cada etapa da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Longe de ser um currículo totalmente fixo, a Base Nacional é uma ferramenta que visa orientar a elaboração do currículo específico de cada rede de ensino, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. A Base irá estabelecer os objetivos que se espera alcançar a o currículo irá definir como alcançá-los.