A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba realizou na última sexta-feira (15 de março) uma formação com professores do Sistema Municipal de Ensino relacionado ao Projeto Rota da Aprendizagem, caracterizado pela apresentação de proposta para atender alunos que apresentam transtornos que prejudicam a sua aprendizagem.

O encontro foi realizado em três momentos manha, intermediário e vespertino tendo como foco de demanda professores dos 3º aos 5º ano. O objetivo da ação foi apresentar aos professores da rota todo o panorama de como irá acontecer o projeto durante o ano, dando visibilidade à importância de ser realizado um trabalho diferenciado e efetivo em toda a rede.

O Projeto Rota da Aprendizagem é desenvolvido por meio de ações integradas com o intuito de diminuir a evasão escolar e contribuir por meio de uma dinâmica interativa com o desenvolvimento e aprendizagem desses alunos, por intermédio de uma articulação acolhedora que culminará na melhoria da qualidade na educação. 

Direcionado para contemplar alunos de 3º e 5º anos que apresentam dificuldades de aprendizagem, o Projeto Rota da Aprendizagem tem como objetivo promover  avanços na aprendizagem dos alunos em defasagem  de conhecimento ou que apresentem  dificuldades  para acompanhar o conteúdo trabalhado, garantindo  condições escolares favoráveis e progressos no processo de ensino e de aprendizagem.

De acordo com a professora formadora Rosa Maria da Silva Coelho, além desta primeira etapa da referida formação os técnicos do Núcleo de Formação acompanharão nas unidades escolares a efetivação da ação e no segundo semestre vai ocorrer mais uma formação.

Para a secretária de Educação, Jane Moura Santos a ação, só tende a mostra “o comprometimento e a responsabilidade da administração com a Educação de Itaquaquecetuba,” disse a profissional parabenizando todos os envolvidos na ação. Já a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, explicou que “o Projeto é pensado para atender a uma demanda bem específica de alunos que precisam de uma atenção diferenciada,” esclareceu Verônica parabenizando os profissionais envolvidos.