Os professores do Ensino Fundamental de Itaquaquecetuba e da Educação Infantil participaram da capacitação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Para os formadores do Fundamental, o encontro aconteceu na cidade de Guarulhos e os da Educação Infantil, em Mogi das Cruzes. As atividades aconteceram nos dias 14 e15 de março, ambas na diretoria de ensino de cada município.
De acordo a professora Mônica Aquino, coordenadora local, o PNAIC na edição de 2018, tem como foco o esforço concentrado na implementação de estratégias didático-pedagógicas que efetivamente permitam às crianças a consolidação dos direitos, das competências e das habilidades de leitura, escrita e matemática, previstas para serem alcançadas em cada ano do ciclo de alfabetização. Ainda segundo Mônica, este processo inicia-se na Educação Infantil onde as crianças precisam se familiarizar desde bebês, com práticas sociais em que a leitura e a escrita estejam presentes, cujo objetivo é aproximar a criança da cultura escrita.
A secretária municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Informação (Semecti), Verônica Cosmo Barbosa, a participação de profissionais do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba nas formações do PNAIC tende a reforçar o compromisso e a responsabilidade destes professores com uma educação de qualidade. “Neste sentido a equipe da Semecti tem somado esforços visando à alfabetização dos alunos conforme a proposta do pacto,” disse Verônica parabenizando os professores pela participação nos cursos.
PNAIC O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal, desde 2012, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Segundo o Censo Escolar, 98% das crianças brasileiras de 6 anos são matriculadas no 1º ano do ensino fundamental e alfabetizá-las bem significa oferecer-lhes uma base sólida para um percurso escolar de sucesso e dar um importante passo para a qualidade, a inclusão e a equidade da educação.