A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), por meio do Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação (NFAPA), realizou nesta sexta-feira, 28, formação continuada sobre “Autismo e Deficiência Visual”, para professores da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para os auxiliares de sala e para os professores possuem alunos em suas turmas com estas deficiências. A ação foi realizada no auditório da Semecti.
A palestrante convidada foi a médica Eliana Cunha. Ela atua na área da deficiência visual há 28 anos é doutora e mestre em Psicologia pela PUC/SP, ortopedista, pós-graduada em distúrbios visuais pela Unifesp/Escola Paulista de Medicina. Especialista em baixa visão pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, orientadora familiar pela Universidade Navarro/Espanha e membro da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal.
De acordo com Eliana, é preciso possuir um olhar mais humanístico quebrando alguns paradigmas e, nesse sentido, ampliar o campo de visão no que se refere a não ficar somente “preso” ao diagnóstico. “Não que o diagnostico não seja importante, mas ele não pode ganhar essa relevância que ele acaba ganhando quando a gente fala de educação. Pois, na medida em que o diagnóstico me trata que eu fique de olho na doença, o que causou a deficiência ou de olho na deficiência eu fico presa nas limitações”.
A médica também falou da abordagem em sala de aula. “O laudo é um detalhe dentro da abordagem, quer seja ela relacionada às questões terapêuticas e, principalmente, da formação da educação, porque é na sala de aula que a gente vai conhecer de verdade a criança, o que ela necessita e como é que eu vou adequar todo o meu planejamento estratégico para atendê-la. Trabalhar esse olhar é um grande desafio, porque em geral a deficiência ela me faz um aprisionamento e é isso que não podemos deixar acontecer”.
Segundo o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, as formações continuadas são muito importantes, sobretudo quando norteada por um tema tão específico. “Estas ações são para que possamos deixar cada vez mais atualizados nossos profissionais, cujo intuito é atender aos munícipes com qualidade, compromisso da gestão do Dr. Mamoru Nakashima,” concluiu Novais.