A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), participou da “I Jornada Pedagógica de Educação Inclusiva: incompletudes e desafios”, promovida pela Univeritas/Ung Campus Itaquaquecetuba (de 20 a 24/08).
Deste modo, técnicos do Departamento de Educação Especial da Semecti foram convidados pelo gerente do campus, Fábio Codo e pelo coordenador do curso de Pedagogia, Fabiano Cravo Roco para comporem mesas-redondas, ministrarem palestras e oficinas pedagógicas.
Na terça-feira (21) a psicopedagoga Fátima Aparecida Silva participou da mesa-redonda “Transtorno do Espectro Autista (TEA): comunicação, intervenção para o processo de ensino aprendizagem”, e na quarta-feira (22), a profissional ministrou a palestra “Autismo e Educação: um caminho possível” para todos os alunos do curso de Pedagogia e público em geral.
Já na quinta-feira (23), a psicopedagoga Selma dos Santos Correia, coordenou a oficina pedagógica “Princípios e metas para o desenvolvimento da psicomotricidade”, para os discentes do turno da manhã e noite do 2º semestre do curso citado da Univeritas/Ung, e a especialista em deficiência visual, Iracema de Calazans Bras, coordenou a oficina pedagógica “Materiais pedagógicos adaptados para alunos de baixa visão e deficientes visuais” para alunos do 7º semestre do curso de Pedagogia.
A secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, parabenizou todos os envolvidos na ação. “É bastante satisfatório para a Semecti, poder contribuir com uma jornada acadêmica que propicia a discussão sobre a educação inclusiva, visando ampliar a participação da diversidade de crianças nas escolas, assim sendo, a contribuição de técnicos da Semecti, que vivenciam o cotidiano escolar do Sistema Municipal de Ensino certamente enriqueceu a reflexão proposta pela Univeritas/Ung,” disse.
Para a secretária de Educação Jane Moura dos Santos, o convite feito às técnicas da Semecti para participarem dos debates sobre o assunto da educação inclusiva é de grande relevância. “Além de certificar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba, a questão da diversidade/inclusão se faz necessário ser pensado e debatido, por todas as esferas que compõem a sociedade e, sobretudo por meio da educação,” concluiu a profissional parabenizando as técnicas da Semecti e a Univeritas/Ung pela iniciativa, ressaltando que no próximo mês, a Secretaria por meio do Departamento de Educação Especial organizará o I Simpósio de Práticas Pedagógicas Inclusivas de Itaquaquecetuba, nos dias 4 e 5 de setembro e as inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2pZiYNVdTMkaooQmWc6_xIz79WwSbHIPKErgdtdMVumZd9Q/viewform