A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) recebeu nesta quarta-feira (18), o projeto “Aqui trem cultura acessível”, que ofertou a Oficina de Teatro Acessível, ministrada por profissionais (atores e atrizes) da ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, fundada pela jornalista Claudia Werneck. A ação com patrocínio da MRS Logística foi destinada aos profissionais do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do Departamento de Coordenadoria Pedagógica.

De acordo com informações da instituição, a Oficina de Teatro Acessível é uma atividade de formação e mergulho nos temas da inclusão, acessibilidade e direitos de pessoas com deficiência. A metodologia, criada pela Escola de Gente, utiliza jogos teatrais para promover a reflexão sobre o que é uma sociedade inclusiva.

Para a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, esta parceria foi muito gratificante: “Além de ofertar aos discentes da EJA e comunidade de Itaquaquecetuba, nesta quinta-feira (19), com uma apresentação teatral didática e muito divertida sobre a questão da acessibilidade e da inclusão que terá início às 19 horas, nossos profissionais foram contemplados, na quarta-feira (18) com uma oficina de formação continuada que muito enriqueceu a formação de nossos educadores”. A titular da pasta ainda agradeceu a ONG Escola de Gente, localizada no Rio de Janeiro.

PEÇA Conforme a sinopse da peça, o público vai poder conferir a apresentação do espetáculo teatral “Ninguém mais vai ser bonzinho” do grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”. Criado pela atriz e apresentadora Tatá Werneck, já foi assistido por mais de 100 mil pessoas e premiado nas Nações Unidas, já que é o único no mundo a realizar espetáculos com máxima acessibilidade. O texto aborda, com muito humor, questões cotidianas de preconceito e discriminação. São sete esquetes em que atores e atrizes se revezam em personagens nos quais a plateia se reconhece com facilidade, fazendo com que todas as pessoas – com e sem deficiência – se divirtam juntas no teatro.

A peça é aberta ao público em geral, com início previsto para as 19h e será realizada nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes ‘Sumiyoshi Nakaharada’, localizado na Rua Santa Rita de Cássia, nº 151, Vila Japão, Itaquaquecetuba. A entrada é franca.