A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba, com apoio técnico do Departamento de Coordenadoria Pedagógica realizou a 1ª etapa do Projeto “Boa Energia na Escola”, denominada Sensibilização, que foi ministrado por Valter Ebram, multiplicador/formador representando a EDP.
Estiveram presentes ao encontro realizado no início deste mês, os diretores das escolas que irão receber a referida ação e técnicos do departamento de Coordenadoria Pedagógica.
O Projeto “Boa Energia na Escola” é uma ação educacional desenvolvida pela EDP que tem como objetivo principal promover a capacitação de educadores da rede pública, para que eles possam disseminar aos seus alunos a melhor forma de usar a energia elétrica com segurança e eficiência, ou seja, estimular a mudança de hábito comportamental e vai ser desenvolvido em Itaquaquecetuba a partir do segundo semestre de 2018 e seguirá até o início do primeiro semestre de 2019.
Foram contempladas com o Projeto para esta edição 2018/2019, mediante critérios técnicos as seguintes unidades escolares: EMEB Dr. Charles Henry Tyler Townsend, EMEB Dr. José de Freitas Mendonça, EMEB Ítalo Adami, EMEB João Geraldo dos Santos, EMEB José Piacentini, EMEB Josefa Costa de Souza Moura, EMEB Profª Maria Eulália Nobre Borges, EMEB Prof. Alceu Magalhães Coutinho, EMEB Prof. Aurelino Leal, EMEB Santino Hayshi Amano, EMEB Vice Prefeito Juraci Marchioni e EMEB Village.
Após a etapa de sensibilização do projeto/parceria, o próximo passo será capacitar os professores das escolas municipais (2ª etapa), nos conceitos básicos de educação ambiental e uso eficiente da energia elétrica, de acordo com a metodologia Procel Educação, visando que esses profissionais possam atuar como agentes multiplicadores.
A 3ª etapa consistirá na visita externa a uma Unidade Móvel de Ensino (caminhão) que irá até cada escola participante, momento em que todos os alunos poderão apreciar vários projetos e conhecer fontes de energia. Finalizando o projeto vai ocorrer a 4ª Etapa denominada ‘busca de resultados’ (acompanhamento), ação que será desenvolvida após o período de um ano da aplicação da ação, em que haverá uma gincana com os alunos, onde serão premiadas as escolas que obtiverem os melhores resultados em termos de redução do consumo de energia elétrica, conscientização da comunidade escolar e engajamento das pessoas.
Segundo a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a parceria com o Projeto/EDP já se estende ao município por alguns anos e é de suma importância, por tratar-se de um projeto que visa à conscientização dos alunos e professores sobre o bom uso da energia elétrica ao estimular a mudança de hábito por intermédio de pequenas ações.