A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), está realizando no período de 22 a 29 de novembro formações continuadas para equipe gestora das escolas municipais, cujo objetivo é orientar os gestores sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) – Plano de Metas Biênio 2019/2020, como um documento necessário, funcional, realizado a muitas mãos e de uso na prática diária da escola. Estão participando da ação diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de escola.

Presente na abertura das formações no dia (22/11), a secretária adjunta de Educação Verônica Cosmo Barbosa explicou que se aprende quando algo modifica internamente. “Hoje nós vamos falar do PPP que é a base de qualquer trabalho dentro de uma unidade escolar. Já falamos anteriormente do Conselho de Escola e deste modo, precisamos pensar em ações, planejamento, nós enquanto profissionais da educação precisamos ter projetos, visando trabalhar com qualidade na nossa unidade escolar. O PPP envolve toda a comunidade escolar, bem como o território onde a escola esta inserida”, concluiu Verônica agradecendo a presença de todos e parabenizando os envolvidos na ação.

De acordo com a professora Vânia Cristina Silva Oliveira é o gestor escolar quem preza pela qualidade do ensino. Ele conduz a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e facilita a elaboração das ações escolares. Ainda cabe a ele acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos de modo que seja capaz de identificar falhas e acertos e, a partir daí, reorientar a prática pedagógica.  “Esse não é um trabalho solitário, mas democrático, um bom gestor escolar promove parcerias entre a equipe, envolvendo professores, coordenadores, orientadores, funcionários, alunos e comunidade,” explicou a profissional.

A equipe de estudos, composta por supervisores de ensino, preparou essa formação específica, com base no Decreto nº 7488, de 15 de Agosto de 2017, priorizando o que deve conter o documento, tornando-o condizente com a realidade escolar e eficiente para direcionar as ações do grupo no decorrer do ano letivo.

Ainda segundo o parecer da supervisora de ensino Vânia, uma das formadoras, um dos momentos mais ricos dos encontros aconteceu quando os gestores puderam experimentar a elaboração do plano de metas do Projeto Político-Pedagógico em agrupamentos: “Na oferta de oficinas direcionadas pela equipe de formadores. As trocas entre todos foram muito produtivas e as dúvidas puderam ser sanadas nos momentos de socialização das atividades em grupo”. Ela salientou ainda sobre a importância dessas reuniões de formação, para atualização e crescimento profissional, em que os gestores refletiram sobre planejamento de metas e ações para suas escolas, em suas várias dimensões.

Para a secretária de Educação, Jane Moura Santos, os encontros são importante e se fazem necessários. “O PPP é praticamente o documento norteador de todas as propostas políticas-pedagógicas e que envolvem toda a comunidade escolar e sujeitos localizados em seu entorno. Deste modo, para se efetivar a gestão democrática, todos os sujeitos envolvidos precisam estar presentes na construção do PPP”, pontuou Jane parabenizando todos os envolvidos nesta ação.