Quase 2,2 mil alunos do 5º ano do Ensino Fundamental matriculados na rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba já começaram a receber orientação sobre como se precaver contra o uso das drogas e viver livre da violência provocada por elas, por meio de dois projetos semelhantes, um desenvolvido em parceria com a Polícia Militar e o outro pela Guarda Civil Municipal. No total, 13 unidades escolares serão atendidas somente no primeiro semestre pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e também pelo Programa Sementinha, mantido pelo Grupo Unido de Apoio na Ação de Resistência às Drogas (Guard).

De acordo com a secretária municipal de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, essas parcerias são de suma importância num momento em que a violência atinge todas as esferas da sociedade, sobretudo pelo uso indiscriminado de drogas que são ofertados para nossas crianças, estimulando a violência: “Acredito que a melhor forma de combate ao uso de drogas e da violência é a prevenção por meio de ações educativas como essas dos programas Sementinha e Proerd”.

Proerd A parceria entre a Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o 35º Batalhão da Polícia Militar já é antiga no município e marcada pelo sucesso. Ao longo dos últimos anos, milhares de crianças já receberam orientação de policiais treinados especialmente para capacitar crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e à prática de violência e desenvolvendo nelas habilidades para resistir a esses perigos.

Neste primeiro semestre, os instrutores/policiais militares do Proerd vão atuar em oito escolas municipais: EM José Marinho Ferreira, EM Profª Maria Cristina Diniz de Almeida, EM Pref. Benedito Barbosa de Moraes, EM Prof. Paulo Nunes, EM Ver. Augusto dos Santos, EM Ver. João Marques, EM Benedito Vieira da Mota e EM Eng. Chiozo Kitakawa, em um total de 1.363 alunos matriculados.

Sementinha Criado pelo Grupo Unido de Apoio na Ação de Resistência às Drogas (Guard), o Programa Sementinha é desenvolvido por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Segurança Urbana. O objetivo é orientar crianças, adolescentes e adultos quanto aos prejuízos que as drogas causam e ensinar as habilidades necessárias para os alunos se manterem longe desse mal.

Para o primeiro semestre, cinco escolas e 710 alunos da rede estão no cronograma do projeto: EM Dr. Aristides Jacob Álvares, EM Dr. Charles Henry Tyler Towsend, EM Profª Maria Eulália Nobre Borges, EM Santino Hayashi Amano e EM Profª Roseli Aparecida Mendes. As escolas que serão beneficiadas no segundo semestre também já foram escolhidas. São elas: EM Dona Antonia Cicone, EM Ítalo Adami, EM Orlando Bento da Silva, EM. Pref. Gentil de Moraes Passos, EM Sebastião Gregório dos Santos, EM. Ver. Antonio Rodrigues Gallego e EM. Virgílio Marinho. No total, serão mais 810 alunos atendidos.