Os idosos de Itaquaquecetuba que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão até o dia 29 de dezembro para fazer a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), uma vez que a desatualização cadastral neste programa social pode levar à suspensão do benefício.
Garantido pela Constituição Federal de 1988, o BPC assegura a transferência mensal de um salário mínimo à pessoa idosa com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade, ainda que o mesmo não tenha contribuído para a Previdência Social.
De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social, em ambos os casos, o cidadão que solicita o benefício deve comprovar não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família.
No município de Itaquaquecetuba, para fazer o recadastramento, o responsável familiar do idoso precisa procurar o posto do Cadastro Único que fica na Avenida Emancipação, número 37, Centro, de segunda à quinta feira, das 8h às 15h, munido do CPF e demais documentos de todos os moradores da residência, além de um comprovante de endereço recente.
No entanto, é necessário que responsável familiar tenha mais de 16 anos, porém o mesmo não precisa ser o beneficiário do BPC, basta que more na mesma casa do beneficiário e que dívida às responsabilidades com despesas e renda.
No caso dos idosos que moram sozinhos, eles mesmos devem ir até o CadÚnico realizar a atualização cadastral.
Segundo a gestora do Cadastro Único do município, Luiza Xavier, o cadastro deve ser atualizado no máximo a cada dois anos ou quando houver alteração nas informações declaradas no último cadastramento.
“Desde novembro de 2016, tornou-se obrigatória à inscrição de beneficiários e requerentes e de suas famílias no Cadastro Único para concessão e manutenção do BPC”, acrescentou a gestora.