Oportunidade para recomeçar através da socialização, cidadania e empregabilidade. Essa é a proposta que o programa “Recomeçar – Gerando Falcões” oferece aos egressos que tiverem interesse. O projeto tem sede em Poá e no último sábado, dia 28, representantes da instituição vieram até a Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba para realizar uma palestra em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social para cerca de 40 homens e mulheres, egressos de penitenciárias e presídios, que cumpriram (ou cumprem) suas penas e carecem de apoio para dar um novo rumo à vida.
Durante a realização, os participantes foram convidados a conhecer de perto o projeto “Recomeçar”, que atualmente é dividido em três etapas. A primeira é com o processo de socialização e cidadania, o segundo com o despertar para a empregabilidade e o terceiro com o preparatório para o mercado de trabalho.
A palestra foi ministrada coordenador da ONG, Leonardo Precioso, ex-jogador de futebol, egresso do sistema prisional e militante em prol da ressocialização e transformação de pessoas que se encontram na mesma situação pelo qual passou. “Hoje, na mesma favela que um dia eu trafiquei, eu levo informação e oportunidade. Não mudei a minha personalidade, mudei minhas atitudes. É uma questão de escolha”, comentou Precioso.
O palestrante responde pelas oficinas esportivas para crianças e adolescentes carentes da instituição e desde 2015 realiza um trabalho focado na ressocialização de ex-detentos, graças à oportunidade do idealizador do projeto, Eduardo Lyra, com quem Precioso se comunicava por cartas quando estava preso.
O encontro contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba, Fabiana da Costa, do responsável pelos projetos para egressos no município, Douglas Silva Soares, e da assistente social do projeto “Recomeçar – Gerando Falcões”, Karina Marques de Almeida.
A secretária agradeceu a presença de todos e se colocou à disposição para parcerias que possam contribuir com a ressocialização dos egressos do município.