Tendo como objetivo a busca pelo fortalecimento das redes de prevenção à violência doméstica e o enfrentamento às violências que compõem a realidade do município, implementando a fiscalização e acompanhamento das medidas protetivas, a “Ronda Maria da Penha” deve ganhar novas ferramentas para aprimorar e ampliar os atendimentos ainda este ano. Entre as novidades está à implantação de uma espécie de “disque denúncia” via aplicativo Whatsapp e a aquisição de uma nova viatura para as rondas da patrulha que realiza o monitoramento e atendimento das vítimas.

A discussão sobre o desenvolvimento das novas ações de combate a violência doméstica foi realizada na manhã desta quinta-feira (23 de fevereiro) na delegacia central da cidade, entre o delegado titular Francisco Del Puente e a secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima.

Também estava presente na ocasião a secretária adjunta da pasta Simone Soares; a advogada Fabiana Costa; a coordenadora da Ronda Jussara dos Santos e o inspetor Ramos, que representou o secretário municipal de Segurança Alexandre Siqueira.

“Gostei muito da ideia do Dr. Francisco de implantarmos na Ronda Maria da Penha uma ferramenta de comunicação direta para denúncias por meio do Whatsapp. Ele fez isso aqui na delegacia e tem dado bastante certo. Faremos o possível para implantar esse canal entre às vítimas e a equipe” comentou a secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima.

Conduzido pelas Secretarias de Segurança e Políticas para Mulheres, o projeto “Ronda Maria da Penha” tem sido desenvolvido por uma equipe de seis GCM’s (Guardas Civis Municipais), sendo três por plantão. Para realizar as rondas todos os profissionais passaram por capacitação e treinamentos.

Além da ampliação da “Ronda Maria da Penha”, a Prefeitura vem promovendo ações preventivas de combate à violência doméstica, por meio de palestras, rodas de conversa, e orientações sobre o tema e os serviços de proteção oferecidos na cidade.

A secretária da pasta falou ainda sobre a necessidade de uma nova viatura para a Ronda Maria da Penha. “Hoje temos 88 mulheres sendo atendidas por esse trabalho. Com duas viaturas teremos condições de oferecer mais suporte a elas. Já temos conversas e pedidos de emendas parlamentares para que esse desejo se concretize o quanto antes”, destacou Joerly.

Na última semana, o prefeito de Itaquá reiterou o pedido ao governador Geraldo Alckmin para que implante uma Delegacia da Mulher na cidade.  O assunto também esteve na pauta de discussão desta manhã, uma vez que de acordo com o delegado Del Puente, a Sala Rosa que funciona na delegacia central de Itaquá – oferecendo um serviço de atendimento exclusivo para às mulheres – tem atendido por dia, uma média de 3 a 4 casos de violência doméstica.

“Temos em curso hoje pelo menos 500 inquéritos em andamento.Nosso trabalho tem avançado e a procura tem aumentado na delegacia. Acredito que seja porque hoje as mulheres não sentem mais tanto medo de fazer a denúncia e nós estamos a disposição para atender cada caso e resolve-lo”, explicou.

A secretária frisou que é um desejo da gestão municipal comandada pelo prefeito Mamoru Nakashima para que a cidade ganhe uma delegacia da mulher. “Recentemente essa cobrança foi feita ao governador e espero que seja atendida. Uma cidade com o porte de Itaquaquecetuba e as nossas dificuldades merece um equipamento como esse. De certo desafogaria muito as demandas das delegacias da cidade e qualificaria ainda mais o atendimento feito hoje às mulheres”, afirmou Joerly.