A secretária da Mulher de Itaquaquecetuba, Hadla Issa, recebeu o convite da promotora Juliana Gentil Tocunduva, para conhecer a Casa da Mulher Brasileira. O encontro teve como objetivo estreitar vínculos, além de conhecer os projetos já desenvolvidos.
A Casa da Mulher Brasileira, em São Paulo, reúne uma série de serviços especializados para dar amparo às mulheres que são vítimas de violência. O local oferece serviços de acolhimento e escuta qualificada, além de outros serviços. A visita serviu como base para o desenvolvimento de projetos futuros e aprimoramento nos atendimentos já realizados na cidade.
Atualmente, a Secretaria da Mulher, em Itaquaquecetuba, atende em média, três mulheres por dia. Este número ainda é pequeno por tratar-se de um serviço novo no município. A secretária explica que à medida que a população toma conhecimento do trabalho realizado com as mulheres em situação de violência, a aproximação delas aumenta e proporciona um direcionamento mais eficaz.
“Durante o acolhimento, a vítima é encaminhada para a delegacia para o registro de Boletim de Ocorrência (BO), quando é necessário, mas orientamos e damos o suporte, bem como as buscamos atender todas as demandas que nos trazem”, pontua Issa.
Hadla Issa destaca ainda, a importância da Delegacia da Defesa da Mulher para a pasta que coordena: “Nós desenvolvemos um trabalho em conjunto. Damos o suporte para as mulheres que nos procuram e as encaminhamos para a Secretaria de Desenvolvimento Social ou para a Delegacia da Mulher se for necessário. O importante é que há liberdade e parceria entre o órgão do Governo e o município”, explica a secretária.