Cerca de 90 alunos do professor Jhonny Aguiar foram graduados neste domingo, dia 24, durante evento realizado na Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba (Av. Ver. João Fernandes da Silva, 53 – Vila Virginia). A realização do projeto “Capoeira e Diversão” foi marcada por variadas apresentações afros e encheu a casa de convidados para prestigiar as crianças atendidas pela oficina de formação em capoeira da pasta.

Além da tradicional roda de capoeira, que envolveu mestres de diversas academias do município e região, fazendo a entrega do cordão para cada aluno que se apresentava, o evento contou com números de “côco de roda” (dança nordestina com origem na união da cultura negra com a indígena), “maculelê” (dança que simula uma luta tribal usando como arma bastões) e “puxada de rede” (canções que representam a dificuldade na vida daqueles que tiravam o seu sustento do mar após a escravidão).

Durante a troca de cordão das crianças foi realizada uma graduação especial para um bebê de 9 meses, o pequeno “Miguelzinho”, conhecido entre os capoeiristas da Cultura como um guerreiro por todos os obstáculos que superou desde a gestação podendo hoje acompanhar os pais em todas as aulas, que os mesmos participam na Secretaria.

O professor Jhonny Aguiar parabenizou todos os alunos pela dedicação e ressaltou o crescimento do público feminino este ano nas aulas de capoeira. “Fico orgulhoso pela evolução, principalmente das crianças e por ver que o número de meninas em busca das aulas de capoeira também cresceu”. O evento contou também com a presença do secretário de Cultura, Luiz Carlos Ginachi e toda a equipe da pasta.

INSCRIÇÕES – Os munícipes que quiserem se matricular devem procurar a pasta portando cópia do RG, duas fotos 3×4, um comprovante de residência e atestado médico para aptidão de atividade física.