A Secretaria Municipal de Cultura de Itaquaquecetuba tem aproximadamente 200 alunos inscritos nas aulas de capoeira. Popularmente conhecida por misturar esporte, arte marcial, cultura, dança e música, auxilia no convívio social, no desenvolvimento de equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, no respeito às diferenças e proporcionam diversos outros benefícios como a prática de qualquer atividade física. 

As aulas acontecem na sede da própria Secretaria de Cultura, de segunda à quinta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite. As turmas são divididas de acordo com a graduação, porém também tem grupos de iniciantes.

“Trabalho com crianças a partir de 6 anos de idade e o meu aluno mais velho tem 56 anos”, comentou o professor Jhonny Aguiar, capoeirista responsável por ministrar as aulas.

A Gabriele Elisama Santos participa das aulas de capoeira na Cultura há quatro anos. “Comecei por conta do meu primo e depois convenci meu pai a fazer a aula junto comigo porque eu queria fazer uma festa com roda de capoeira”.

Para realizar o sonho da filha, Márcio dos Santos, se matriculou nas aulas este ano. “Comecei a fazer as aulas, porque ela queria que eu jogasse com ela no aniversário de 15 anos e hoje continuo participando”, contou.

Se você tem interesse em saber como se inscrever nos cursos da Secretaria de Cultura e ou deseja obter mais informações sobre cada modalidade oferecida ou até sobre a disponibilidade de vagas, o telefone para contato é o 4754-2111. Outra alternativa é ir pessoalmente até à sede da Secretaria, localizada Avenida Vereador João Fernandes da Silva, 53, no bairro Vila Virgínia.