A Prefeitura de Itaquaquecetuba em parceria com a EDP, por meio da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), realizou a formação intitulada “Combate ao desperdício de energia em residências e nas escolas”, para os coordenadores e professores representantes das Unidades Escolares, participantes do Projeto Boa Energia na Escola/EDP 2018-2019.

A ação foi feita no auditório da Semecti, no dia 11 de agosto, pelo formador Valter Ebram, representante da EDP. A formação foi orientada pelos conceitos básicos de educação ambiental e uso eficiente da energia elétrica, de acordo com a metodologia Procel nas Escolas.

O intuito da formação foi apresentar o projeto, o desenvolvimento das ações e os objetivos, bem como estimular os profissionais a atuarem como agentes multiplicadores, capacitando os professores das escolas participantes.

O projeto educacional “Boa energia na escola” é desenvolvido somente em municípios da área de concessão pela EDP Bandeirantes que tem como principal objetivo promover a capacitação de educadores do Sistema Público Municipal de Ensino, para que eles possam disseminar aos seus alunos a melhor forma de usar a energia elétrica com segurança e eficiência, ou seja, estimular a mudança de hábito comportamental.

Estão participando as seguintes escolas: EMEB Village, EMEB José Piacentini, EMEB Vice-Prefeito Juraci Marchioni, EMEB Prof. Aurelino Leal, EMEB Santino Haysshi Amano, EMEB Dr. José de Freitas Mendonça, EMEB João Geraldo dos Santos, EMEB Josefa Costa de Souza Moura, EMEB Italo Adami, EMEB Profª Maria Eulália, EMEB Dr. Charles Henry Tyler Townsend e EMEB Prof. Alceu Magalhães Coutinho.

Para a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a formação continuada é uma das etapas mais relevantes deste projeto. “Os professores e os coordenadores atuarão como agentes multiplicadores nas escolas, assim sendo essa ação é a base para todo o desenvolvimento do projeto”. Verônica disse ainda que, o Projeto “Boa Energia na Escola” está no município há cerca de 10 anos.

 Convergindo com esta ideia a secretária de Educação, Jane Moura Santos disse: “É importante por meio da educação propiciada às crianças, que combatamos o mau uso da energia elétrica bem como toda a forma de desperdício dos bens naturais. Deste modo, o “Projeto Boa Energia na Escola” chega mais uma vez de encontro às inúmeras ações educativas de prevenção que a Secretaria de Educação tem promovido constantemente visando a qualidade de vida de nossos munícipes”. Jane parabenizou todos os envolvidos na ação.