A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, inicia as atividades do Projeto Ecoviver 2018 nas unidades de ensino municipal. O projeto é realizado em parceria com o Grupo EcoRodovia, viabilizado pelo Ministério da Cultura e que incentiva ações de transformação na comunidade escolar, através de artes cênicas para uma visão acerca da realidade e das questões urgentes da atualidade.

Segundo a Secretaria de Educação, o projeto visa ainda desenvolver formações voltadas aos professores e atividades culturais, como oficinas e mostras artísticas, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento e, com isso, fomentar a reflexão e o debate sobre as questões da atualidade, estimular o exercício da cidadania e da criatividade com a arte e a cultura.

Para a execução do projeto, uma reunião foi realizada no início deste mês entre a coordenadoria pedagógica da pasta municipal de Educação e do Ecoviver. A Secretaria de Educação ressaltou que por meio desta formação e orientação aos professores, é colocado à disposição conteúdos e metodologia que visam ampliar a participação dos alunos na vida da comunidade escolar, colocando-os como protagonistas do cotidiano e deste modo, procura contribuir para que os temas relacionados à sustentabilidade sejam internalizados nas escolas, proporcionando o desenvolvimento de projetos e ações de transformação do entorno.

O público alvo são os professores e alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas (municipais ou estaduais). Cabe ressaltar ainda que a temática a ser desenvolvida pelo Projeto Ecoviver abrange questões como: água, alimentação, consumo de resíduos, saúde e sociodiversidade. O desenvolvimento metodológico baseia-se na sala de aula invertida, contação de história e estudo de caso. A cada etapa da Jornada Ecoviver, os alunos apresentarão uma evidência de realização à coordenadora pedagógica local.

Participam do Projeto Ecoviver/2018, as seguintes escolas municipais: EMA Nelson Barreto da Silva, EMEB Guilherme Donizete Silva dos Santos, EMEB Ítalo Adami, EMEB Jornalista Roberto Marinho, EMEB Orlando Bento, EMEB Prof. Aurelino Leal, EMEB Profª Maria Cristina de Almeida Diniz, EMEB Profª Olívia Aparecida da Silva Costa Gulglielmo, EMEB Prof. Paulo Nunes, EMEB Santino Hayashi Amano, EMEB Ver. Antonio Rodrigues Gallego, EMEB Ver. Augusto dos Santos, EMEB Ver. João Marques, EMEB Vice-Prefieto Juraci Marchioni e EMEB Virgílio Marinho.

A secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, explicou que o projeto possibilita a ampliação do olhar tanto do professor, quanto dos alunos: “As atividades desenvolvidas pela ação, com a proposta metodológica da sala de aula invertida tornam-se mais produtivas e participativas”, concluiu a secretária.