A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), por meio da Escola Municipal de Educação Ambiental (EMA) ‘Nelson Barreto da Silva’ promoveu no período de 6 a 9 de agosto o primeiro Curso de Formação em Educação Ambiental para professores do sistema municipal de ensino de Itaquaquecetuba.
O objetivo do projeto é promover a educação ambiental no sistema de ensino de maneira eficaz, em que o aluno seja levado a ser um cidadão consciente promovendo maneiras onde todos possam usufruir de um meio ecologicamente equilibrado.
Segundo a equipe técnica da EMA o grupo tem se preparado para desenvolver novos formatos no trabalho de educação ambiental e neste ano de 2018 vem atuando na formação de professores da rede municipal para um apoio conjunto onde a elaboração de projetos inovadores visem ampliar o atendimento aos profissionais.
Deste modo, a princípio foi convocado um professor representante de cada unidade escolar. O profissional deveria apresentar um perfil de educador ambiental, ou seja, um profissional preocupado em desenvolver atividades que promovam a consciência ambiental e que incentive seus alunos a criarem atitudes de sustentabilidade, consumo consciente e combate ao desperdício entre outras práticas.
Ainda de acordo com a equipe da EMA, as professoras formadoras da EMA prepararam, com o auxilio do Departamento de Supervisão da Semecti, bem como do Departamento de Coordenadoria Pedagógica um material com conteúdos e sugestões de atividades que possam auxiliar o professor a desenvolver atividades de Educação Ambiental em sua escola e/ou em sua sala de aula chamando todos para uma nova óptica quanto aos assuntos relacionados aos temas.
O professor José Rosa Martins, supervisor responsável pelo EMA explicou que foram trabalhados os seguintes conteúdos durante o período de curso: Projeto Horta; Alimentação Saudável; Plantas Medicinais; Lixo; Coleta Seletiva; Reaproveitamento; Desperdício; Jardinagem; Paisagismo; Ornamentação; Uso de materiais nocivos ao Meio Ambiente e as consequências de seus usos; etc.
Para a secretária de Educação, Jane Moura Santos, a ação foi muito importante para que esses profissionais envolvidos possam disseminar o aprendizado junto às suas unidades escolares e possam atingir o objetivo que é despertar a conscientização ambiental nas crianças. Jane parabenizou a equipe da EMA pela iniciativa do projeto, e as equipes técnicas da Semecti envolvidas na ação.
Já a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, falou que esta formação além de cumprir a proposta da unidade, também trabalha um eixo dos temas transversais que é a Educação Ambiental. Ela ainda parabenizou todos os envolvidos na ação.