A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, de Itaquaquecetuba, realizou no mês de julho, a cerimônia de formatura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que concluíram o 4º Termo. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação. Participaram da ação 46 estudantes concluintes.

A EJA, conforme pontuou o professor José Rosa, possui foco na ampliação da oferta de vagas para atender a demanda da Educação de Jovens e Adultos – EJA e na busca por erradicar o analfabetismo.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio desta pasta, atende 18 turmas de estudantes jovens e adultos no horário das 19h às 23h30 e uma turma no horário das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, curso semestral distribuído em quatro termos, equivalentes ao ensino do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental regular. São ofertadas 330 horas de atividades curriculares e 70 horas de atividades extras.

A EJA possui como objetivo atender todos os estudantes a partir de 14 anos e meio que não concluíram seus estudos de consolidação da alfabetização na idade própria e tem como mediadores da aprendizagem os professores que interagem os seus saberes com os saberes dos estudantes, visando a garantia do direito a alfabetização e o letramento para que possam usufruir de comunicação e de leitura, atualizando potencial frente as novas tecnologias, com aperfeiçoamento profissional e complementando sua alfabetização.

Segundo a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, é importante oportunizar esta modalidade de ensino para a população: “Acredito que esta ação vai muito além da alfabetização na medida em que é preciso o mínimo de escolarização como forma de tornar o sujeito autônomo, possuir condição de acesso aos diferentes espaços culturais, sociais, além de possibilitar condições à reflexão política e, portanto crítica”.

Já a secretária de Educação, Jane Moura Santos, agradeceu e parabenizou todos os envolvidos pela ação. “A alfabetização não pode ser simplificada ao contexto do ensinar a ler e escrever, mas ela possibilita o aluno a desenvolver-se como ser humano integrado ao universo,” finalizou a titular da pasta.