Reuniram-se na tarde desta segunda-feira, 24, na Escola Municipal Ambiental (EMA) Nelson Barreto da Silva, profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) que farão a execução do Projeto Escola no Parque, juntamente com o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais e a secretária adjunta, Verônica Cosmo Barbosa. No local será implantado o projeto Escola Parque que irá integrar várias atividades ambientais, de recreação e lazer para as crianças da rede municipal. Também haverá a integração com a Escola Municipal de Trânsito e os espaços do Parque Ecológico.

Para Novais este projeto terá destaque na grade curricular da rede. “Além das crianças trabalharem vários conteúdos de forma prática que complementarão a sua formação escolar, conhecer e explorar os espaços existentes no município é um fator determinante para o desenvolvimento do processo de pertencimento ao contexto territorial e social para si e para os seus familiares e tudo isso em consonância com os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, conclui Novais dizendo que o intuito é que todas as crianças do Sistema municipal de Ensino usufruam desta ação neste primeiro momento.

A secretária adjunta de Educação reforça a abrangência e importância das atividades multidisciplinares.  “A Base Nacional Comum Curricular contempla inúmeras unidades temáticas nas diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, em geografia o sujeito e seu lugar no mundo, formas de representação e pensamento espacial, natureza ambientes e qualidade de vida etc., além disso, também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os alunos das séries iniciais, segundo o documento devem compreender a historicidade relacionada ao seu meio: família, escola, territorialidade etc. Diante disso tudo o Projeto Escola no Parque com certeza esta sendo pensado para desenvolver essas inúmeras habilidades e competências em nossas crianças,” disse Verônica.