A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), por meio da Assessoria de Projetos e Eventos, com apoio técnico do Departamento de Coordenadoria Pedagógica realizou na quinta-feira (30) o 4º Concurso Estudantil de Quadrilhas Junina juntamente com a II Mostra de Danças Folclóricas do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba.
Com total apoio da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, a ação ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes “Sumiyoshi Nakaharada”. Em ambos os eventos o ponto alto foi a criatividade e a empolgação das crianças.
Participaram da ação 18 escolas com aproximadamente 450 alunos e estiveram presentes a secretária de Educação, Jane Moura Santos juntamente com a secretária adjunta Verônica Cosmo Barbosa, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, professores, pais e familiares dos alunos.
O objetivo da ação foi incitar a prática das manifestações folclóricas; valorizar a cultura popular; estimular a sociabilidade e o congraçamento entre os alunos, funcionários e familiares que compõem o Sistema Municipal de Ensino e população local.
A secretária de Educação Jane Moura dos Santos parabenizou as escolas, os alunos, país e familiares, corpo docente e equipe gestora. “Quero ressaltar o capricho nos figurinos. É perceptível o carinho e a qualidade com que vocês prepararam tudo isso”, disse.
Deste modo, com muita criatividade, originalidade, cores, animação, as unidades escolares encantaram o público. A “Dança da Mandioca” ditou o ritmo aos alunos da EMEB Profª Maria Cristina Diniz de Almeida, revelando os traços e os movimentos que os caboclos faziam ao trabalhar na fabricação de mandioca. Já o “Carimbó” foi o motivo que embalou as crianças da EMEB Prefeito Benedito Barbosa de Moraes, dança de origem indígena (índios Tupinambá), do estado do Pará, com influência africana e portuguesa. A EMEB vereador Augusto trouxe uma homenagem aos portugueses, pela influência na construção do país, sob o contagiante ritmo do “Vira”.
A EMEB José Piacentini sob os ritmos fortes dos tambores africanos trouxe a cultura dos africanos que tanto influenciou a construção identitária do país. A EMEB Dr. Aristides Jacob Álvares apresentou a “Dança do Pau-de-fitas” de origem portuguesa a manifestação que teve a sua popularidade na festa de Reis, do Divino e da Colheita. Na mesma empolgação a EMEB Isabel Alves do Prado apresentou um pout pourri de cantigas de roda, ponto forte do nosso folclore brasileiro. A EMEB Orlando Bento também executou o “Carimbó” Paraense para alegrar o público. A EMEB Dr. José de Freitas Mendonça sob os sons da “Catira” ditou o ritmo das batidas dos pés e das palmas das mãos. A EMEB João Geraldo dos Santos esquentou o ambiente com a “Dança do Maçarico” de origem espanhola, motivo cultivado nas tradições do Rio Grande do Sul. A EMEB Josefa Costa de Souza Moura, de forma graciosa apresentou o “Canto das Lavadeiras”, referenciando-se à prática do século XIX de se lavar roupas nos rios.
A EMEB Profª Olívia Aparecida da Silva Costa Guglielmo mostrou de técnica e criatividade com uma performance artística que viajou pelo universo cultural brasileiro em sua totalidade destacando vários temas do folclore brasileiro. A EMEB Vilage contou a história dos Bois Garantido e Caprichoso e fez o público delirar com os ritmos contagiantes. E a Creche Subvencionada Sargento José Lopes dos Santos com a cantiga “Pai Francisco” encerrou as apresentações de forma digna e bem sincronizada.
Porém, o ponto do evento e aguardado por todos foi à acirrada disputa das Quadrilhas Juninas, a EMEB Michel Alves Souza que trouxe uma quadrilha belíssima com movimentos ricos e bem sincronizados. E finalizando o evento a EMEB José Piacentini também alegrou a todos com sua quadrilha criativa vestida com belos figurinos sob o ritmo de canções tradicionais sertanejas.
Ao final do evento a EMEB Michel Alves Souza conquistou a segunda colocação com 47,2 pontos e a EMEB José Piacentini sagrou-se Campeã com a pontuação de 49,9 pontos. Também conquistou o trofeú de Melhor Puxador: Profª Ana Cristina Gavinho, Melhor Casal: Rian e Graziele (casal de noivos) e também de Melhor Torcida, todos com a nota 10.
A comissão julgadora foi composta pela coreógrafa e bailarina Marta Duarte (coreografia), pela produtora cultural Márcia Abramo (criatividade), supervisora escolar Marta Pacheco (Vestimenta), supervisora escolar Marilda Vischi (Originalidade), professora Cristiane Meireles (animação), professora Janaina Juliana (Puxador), professora Maria Tomé (casal) e professor Felipe Pereira (torcida).
A secretária Adjunta de Educação, profª Me. Verônica Cosmo Barbosa agradeceu o empenho e a participação de todas as escolas e comunidades e explicou, que é importante estimular a manutenção dos motivos populares que formatam o folclore brasileiro, pois é uma maneira de promover o aprendizado de forma lúdica.