A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), dando continuidade às ações referentes aos resultados publicados pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) da avaliação doÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – 2017, promoveu uma formação continuada para diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de todos os segmentos da Semecti, nos dias 26 e 27 de setembro.
A elaboração e a execução da ação foi produzida pelos supervisores escolar, Vânia Cristina Silva Oliveira, José Rosa Martins e Cláudia Xavier de Campos e tem como objetivo otimizar os mecanismos que a escola possui, promovendo a análise dos dados, a reflexão e a elaboração de estratégias, a fim de melhorar os índices de aprendizagem e evasão escolar. Os encontros aconteceram no auditório da Semecti.
Durante a abertura do evento, a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, agradeceu a presença de todos. “Aproveitem este momento, contamos com a colaboração de vocês, na medida em que os profissionais aqui reunidos são a referência na Unidade Escolar, pois vocês são os profissionais que recebem a comunidade, são as pessoas que de fato sabem dizer o que acontece com as avaliações, é quem sabe nos dizer o que é uma gestão de forma real pela prática diária da demanda escolar”, disse.
De acordo com o supervisor Cristiano Monteese, responsável pelo Departamento de Supervisão Escolar, várias ações foram planejadas, ainda para este ano, como esta formação, às equipes gestoras da Semecti: diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos. “As formações estão ocorrendo com temas focados que vão de encontro às práticas escolares,” concluiu o supervisor.
Outra ação destacada pelo supervisor Monteese é a integração das ações do Departamento de Supervisão Escolar com o Departamento de Coordenadoria Pedagógico, órgão responsável pelo acompanhamento pedagógico das escolas, para rever meios de alcançar melhores resultados.
Já a secretária de Educação, Jane Moura Santos, destacou a relevância destes estudos sobre a avaliação do IDEB. “A Semecti vem conseguindo nestas duas últimas avaliações (2015 e 2017) subir sua posição de forma magnífica, superando inclusive, as metas projetadas pelo IDEB para a nossa cidade e, agora, a preocupação da equipe técnica é estipular metas próprias, visando ampliar ainda a nossa qualidade de ensino e a posição no IDEB,” concluiu.