A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) realizou nesta terça-feira (04/09) a abertura do 1º Simpósio de Práticas Pedagógicas Inclusivas de Itaquaquecetuba, por meio do Departamento de Educação Especial.
A ação que também faz parte da programação especial de comemoração dos 458 anos da cidade ocorrerá até amanhã dia 5 nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura de Itaquaquecetuba (Avenida Vereador João Fernandes da Silva, 53, Vila Virgínia) e tem por objetivo estimular as práticas pedagógicas de educação inclusiva em seus múltiplos aspectos. O público alvo é formado por professores de sala de educação especial, coordenadores pedagógicos e público em geral.
Durante a abertura do evento, a secretária de Educação Jane Moura Santos agradeceu a presença de todos os participantes. “Parabenizo toda a equipe de profissionais do Departamento de Educação Especial da Semecti bem como agradeço a parceria da Universidade Cruzeiro do Sul, na pessoa da profª Drª Célia Regina pelo apoio e parceria na realização deste evento. Ação importante que vem somar junto às atividades da Educação que visa uma educação de qualidade e inclusiva,” pontuou Jane.
Estão sendo expostos e debatidos, temas como: “Surdos na rede regular de ensino”, “Abordagem pedagógica com déficit intelectual”, “Políticas Públicas – Estatuto da pessoa com deficiência”, “TEA – Como ajudar pessoas coma autismo”, “A importância da família e da escola no processo de inclusão social”, Práticas inclusivas no ensino regular”, “Alterações no desenvolvimento neuropsicomotor” e “Workshop – Psicomotricidade”, além de apresentações do Programa de Educação Especial da UnicSul, de Dança Sensorial – Práticas Inclusivas e do Projeto de bilinguismo de Itaquaquecetuba.
Para a professora Célia Regina da Silva Rocha, o evento contribuirá e muito para o desenvolvimento de um tema de enorme relevância que precisa ser discutido pelos poderes públicos, com intuito de fortalecer a questão da educação inclusiva. Já a diretora do departamento de Educação Especial da Semecti, a psicopedagoga Luciana de Almeida Chaves Romanholo explicou que o órgão público foi criado pela Semecti em 2013 e que atualmente atende em torno de 550 crianças e é composto por uma equipe multidisciplinar formada, por psicólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, pedagogo, professores de sala especial e auxiliares de sala especial.
A secretária Adjunta de Educação Verônica Cosmo Barbosa, parabenizou toda a equipe do departamento de Educação Especial da Semecti pela iniciativa: “Atualmente as políticas públicas no Brasil, que amparam a questão da educação inclusiva estão dispostas em leis, estatutos e resoluções, deste modo, seus dispositivos têm garantido os direitos de todas as crianças a uma educação de qualidade, mas ainda assim, se faz necessário trazer à agenda pública debates e reflexões sobre a educação inclusiva mediante ações pontuais como esta do 1º Simpósio de Práticas Pedagógicas de Inclusão”.