A Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba aderiu ao projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) “Sinal Vermelho”. A campanha foi nacionalmente divulgada e consiste em incentivar que as mulheres vítimas de violência doméstica denunciem seus agressores por meio de uma marca vermelha em formato de x na mão. A população deve estar atenta a este aviso e acionar imediatamente a polícia por meio do telefone 190.

O público alvo foram os profissionais das farmácias e drogarias que, de posse do nome e endereço da vítima, deverão fazer a denúncia. De acordo com o CNJ, 10 mil estabelecimentos em todo o país já entraram nesta rede de apoio.

Em Itaquá, a Secretaria de Política para Mulheres também aderiu à campanha e irá visitar as farmácias da cidade para conscientizar os funcionários sobre essa campanha e como agir caso alguma vítima faça a comunicação por meio do sinal. A primeira dama e secretária de Política para Mulheres, Joerly Nakashima, a dona Jô, apoia essa iniciativa e defende que mais ações simples e silenciosas como esta possam ser feitas para salvar vidas. “Estamos em uma época de pandemia e o isolamento tem agravado os casos de agressão. Sem poder sair de casa, fica mais difícil para a vítima procurar ajuda. Por isso, pedimos a colaboração de todos”.

Lista de Farmácias que aderiram ao projeto:

1. REDE MELHOR COMPRA

2.USIFARMA – UMA NEGOCIAÇÕES

3.MULTIFARMA

4.A NOSSA DROGARIA DE CAXIAS

5.DROGAL FARMACEUTIVA

6.DROGAL FARMACIA

7.DROGARIA VENANCIO

8.EXTRAFARMA

9.FARMA PONTE

10.FARMACIA ALPHARD

11.FARMACIA PAGUE MENOS

12.FARMACIA E DROGARIA NISSEI

13. RAIA DROGASIL

14.REDEPHARMA

15.REDE SOMA DROGARIAS

16.SANTA LUCIA DROGARIAS

17.SMALLFARMA

18.UNIVERSAL

19. DROGARIA ARAÚJO

20. RD RAIA DROGASIL

21. DPSP