A Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba desenvolveu o Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), um projeto que tem por objetivo capacitar os servidores de toda a rede municipal para realizar a identificação e o atendimento adequado às mulheres vítimas de violência doméstica, quando houver algum caso.

Nesta semana, a visita teve início nas Unidades Básicas de Saúde, que é uma das primeiras portas de entrada das vítimas de violência. Estes profissionais aderentes ao projeto vão receber capacitação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que é a agência especializada em saúde do sistema interamericano e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a secretária da pasta, Hadla Issa, ao menos dois servidores de cada equipamento deverão passar por uma capacitação a fim de identificar possíveis vítimas e fazer o encaminhamento necessário. “Queremos que todas as vítimas sejam atendidas, independente de qual seja o lugar. Pode ser uma consulta médica, ou ainda, o aluno que vai para a escola, mas possui todos os indicadores de que há violência doméstica. É importante que as pessoas entendam que a vítima não é apenas a mulher, mas toda a família. Precisamos identificar e ter aptidão para mudar algo”, relata.

A secretária explica ainda que muitas mulheres não buscam ajuda por medo, falta de coragem e até vergonha de serem julgadas, por isso, o trabalho com as vítimas de vulnerabilidade vai desde a prevenção até a autonomia financeira, com os diversos projetos de capacitação que a Secretaria oferece.