A Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba foi inserida no Programa Acolhe, de uma rede de hotéis da região, que oferece estadia a mulheres que sofrem violência doméstica e familiar, com apoio no período em que recebem abrigo após o encaminhamento da pasta. Atualmente, a secretaria atende mulheres vitimadas pela violência doméstica e familiar que não possuem vínculo ou parentesco próximo de onde moram, portanto, não têm para onde ir.

Diante da necessidade, o município acolhe e faz o primeiro atendimento, que trata-se de uma triagem para conhecer as necessidades da mulher, assim como a de seus filhos. Após esse procedimento, a vítima é encaminhada ao hotel mais próximo, uma vez que a cidade ainda não é contemplada pela rede.

A secretária da pasta, Hadla Issa, explica que esse programa é importante para o fortalecimento do trabalho, sobretudo por questões que demandam acolhimento em local sigiloso e discreto. “Atendemos todas as mulheres que são vítimas de violência doméstica, independente de classe social, e essa parceria é mais uma conquista importante para nós, mulheres.”

Em casos de violência, a Guarda Civil Municipal atende pelo número 153 e também é possível denunciar pelo 181.