A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba está promovendo entre esta segunda (9) e sexta-feira (13) a 1ª Semana de Enfermagem com o tema “O cuidado de si como condição para o cuidado do outro”. A ação tem por objetivo celebrar e homenagear os profissionais da área.

Serão realizadas palestras sobre autocuidado, a saúde mental do profissional de enfermagem e cursos rápidos. Todas vão ocorrer no auditório da Secretaria de Educação, na rua Jundiaí, 331 – Monte Belo.

“A Semana de Enfermagem é uma homenagem justa. A ideia é valorizar esses profissionais que atuam diariamente em nossas unidades de saúde, cuidando de quem cuida”, explicou a secretária de Saúde, Ariana Julião.

Café da manhã e uma apresentação cultural fizeram parte da programação desta manhã. À tarde, às 14h, a palestra “Cuidando de quem cuida” será ministrada e as mesmas atividades se repetirão nesta terça.

Já na quarta (11), às 9h30, será ministrada uma palestra sobre prevenção e tratamento de feridas e curativos. Às 14h ocorre um debate sobre a saúde mental do profissional de enfermagem com uma roda de conversa.

Na quinta (12), a partir das 9h30, será ministrado o curso de Suporte Básico de Vida com foco no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) e parada respiratória (PR). Às 14h, o curso de Suporte de Vida em Pediatria visa o atendimento de crianças vítimas de trauma ou de situações agudas.

Encerrando a programação, na sexta, os dois cursos de Suporte Básico de Vida e de Suporte de Vida em Pediatria serão novamente ministrados com a ideia de alcançar todos os enfermeiros que atuam nas unidades de saúde do município.

“Estamos dando outra cara para a saúde de Itaquá e isso começa pelos próprios profissionais. Aos poucos nossa cidade ficará como queremos, com atendimento de qualidade para a população”, completou o prefeito Eduardo Boigues.